São Paulo, segunda-feira, 02 de abril de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Pesquisa britânica tem até "Harry Potter"

DA REPORTAGEM LOCAL

A pesquisa sobre os livros "menos lidos" foi realizada com 4.000 britânicos, sob encomenda da Teletext, uma empresa de serviços para internet, TV e celulares. Divulgada no início de março, ela surpreendeu ao colocar em primeiro lugar na lista de "menos lidos" o romance "Vernon God Little", que, em 2003, deu ao escritor DBC Pierre o Booker Prize, mais importante prêmio literário britânico.
O bestseller "Harry Potter e o Cálice de Fogo", quem diria, ficou em segundo, batendo até mesmo o alentado "Ulisses", de James Joyce, em terceiro. "Os Versos Satânicos", de Salman Rushdie, ficou em sexto lugar, seguido de "O Alquimista", de Paulo Coelho, em sétimo, e "Guerra e Paz", de Liev Tolstói, em oitavo.
Muitos dos entrevistados apontaram a falta de tempo como justificativa para a não leitura. A pesquisa também revelou que mais da metade daqueles ouvidos assumem que compraram livros apenas para enfeitar suas estantes. Em entrevista ao jornal inglês "The Guardian", Rachel Cugnoni, da editora Vintage, sugeriu que estes leitores estão comprando "credibilidade intelectual para as prateleiras", em vez de livros que realmente queiram ler.
O estudo apontou ainda que metade das não-ficções "menos lidas" eram autobiografias, como "My Life", do ex-presidente americano Bill Clinton, e "My Side", do astro do futebol David Beckham.

Texto Anterior: Confesso que não li
Próximo Texto: Guilherme Wisnik: Bank-cel-card-tv Hall
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.