São Paulo, quarta-feira, 02 de maio de 2001

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

NET CETERA

A inteligência real de Steven Spielberg

SÉRGIO DÁVILA
DE NOVA YORK

Nos créditos do filme "A.I.", há uma referência a Jeanine Salla, "terapeuta de máquinas conscientes". Você coloca o nome dela em algum mecanismo de busca e encontra mais de 30 sites.
Entrando no link da Universidade Mundial de Bangalore, chega-se ao da professora. Ligue para o telefone 00/xx/1/212/502-1177 ou mande um e-mail para jsalla@bangaloreworldu-in.co.nz. Receberá como resposta:
"Se você quer informações sobre o enterro, ligue por favor para Nancy no 919/425-2310 e, se tem idéia de como Evan Chan, entre tantos outros, pode ter morrido num barco, me diga porque eu ainda não consigo acreditar".
Então, passará a receber e-mails, fax e até ligações. Você entrou no mundo de "A.I.".
"A.I.", sigla para inteligência artificial, é o novo filme de Steven Spielberg, que estréia no dia 29 de junho nos EUA. Baseado no último roteiro trabalhado por Stanley Kubrick (1928-1999), é a história de um robô (Haley Joel Osment, o malinha de "O Sexto Sentido") que tem sentimentos humanos. Passa-se em 2142.
Feito em parceria pelos estúdios DreamWorks SKG, do pai de "E.T.", e Warner Bros., teve o processo todo tão envolvido em segredos que nem sequer a maioria dos executivos das duas empresas viu o filme pronto. Na verdade, menos pessoas ainda tiveram a honra de ler o script.
Toda a trama de sites e contra-sites foi desenvolvida por técnicos da Microsoft com supervisão direta de Spielberg. A idéia veio dos pioneiros "A Bruxa de Blair" e "Matrix", em 1999.
O tititi na rede, o boca-a-boca nos chats, a profusão de endereços e links deram fama àqueles filmes antes mesmo de sua estréia nos cinemas. Spielberg percebeu o potencial da rede como meio de publicidade informal e decidiu ter o mesmo para o seu.
Aposte o que quiser como vai ser o título mais comentado e bem-sucedido de 2001. (Aliás, "2001" não era um filme de Kubrick, autor do roteiro original de "A.I.", do diretor cujo maior sucesso é um filme que também tem iniciais no nome?)

Alguns sites ligados a "A.I.": Oficial: www.aimovie.com
Coalizão para Liberdade dos Robôs: www.inourimage.org
Família Chan: www.familychan.org
Família Sala: www.jeaninesalla.com
Investigadores Pan American: www.coronersweb.org
Milícia Anti-Robô: www.unite-and-resist.org
Universidade Mundial de Bangalore: bangaloreworldu-in.co.nz

Site: www.uol.com.br/sergiodavila

E-mail: sergiodavila@uol.com.br


MAIS TRÊS COISAS

1. Palpite infeliz
Você entra em www.fantasydeathrow.com e escolhe três prisioneiros condenados à morte numa das penitenciárias dos EUA. Então aposta em qual será livrado por DNA primeiro e qual morrerá primeiro. O ganhador leva "um vale de US$ 75 da (loja) Bed, Bath and Beyond com US$ 68,34 ainda para gastar" e uma passagem para Huntsville, Texas, terra da prisão que mais mata no mundo. Gostou? Invenção do pessoal da Mouth Full of Liquor (www.mouthfullofliquor.com).

2. Sem beijo na área pubiana
O excelente The Smoking Gun (www.thesmokinggun.com) deu outro furo. Conseguiu a cópia do "anexo de nudez" do contrato da atriz Linda Fiorentino, que é padrão em Hollywood. "A artista só fará uma cena sexual com outra mulher se for para beijar e tocar (mas não os seios, a área pubiana ou o traseiro)", diz uma das cláusulas. Divertidíssimo.

3. O site da semana
www.universohq.com

Brasileiros que entendem de HQ escrevendo sobre HQ. Tem tudo. Por exemplo, nesta semana a atração é uma exclusiva com Joe Quesada, editor-chefe da Marvel.



Texto Anterior: Cinema: "Bicho de Sete Cabeças" sai vencedor de Recife
Próximo Texto: Personalidade: Amigos dão adeus a Maria Clara Machado
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.