São Paulo, sábado, 02 de maio de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

SAI NO BRASIL DVD DE FILME DE MALLE

Logo em seguida ao sucesso do romance de Queneau na França, o diretor Louis Malle se lançou à aventura de adaptá-lo para o cinema num longa homônimo que também chega ao mercado em DVD (CultClassic, R$ 29,90).
No filme, de 1960, Zazie zanza pela cidade na companhia do tio Gabriel (Philippe Noiret). No lugar dos jogos de linguagem do romance, o diretor escolheu o burlesco como forma de ruptura, inspirando-se no comediante Jacques Tati e seu modo de desmontar as regras, forçando-as a ultrapassar os limites e cair no absurdo.
A inspiração surrealista de Queneau também é aproveitada por Malle na forma de sonhos e, sobretudo, de alterações na imagem e no som, distorções e desdobramentos, que aproximam o resultado das superações de limites físicos que, naquele momento, só eram possíveis em desenhos.


Texto Anterior: Livros/Crítica/"Zazie no Metrô": Francês reinventa linguagem em aventura "mal-comportada"
Próximo Texto: Livros/Vitrine
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.