São Paulo, segunda, 2 de junho de 1997.



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Marco Ricca foi estopim

da Reportagem Local

O cenário que está sendo elaborado para "Hamlet" foi baseado no teatro elisabetano, pensado por Shakespeare, que permitia que todas as peças fossem encenadas no mesmo espaço, independente das suas histórias.
O teatro elisabetano tinha uma estrutura central com dois andares para representação. No terceiro andar da estrutura ficavam os músicos. "Com esse sistema, todas as 36 peças shakespeareanas poderiam ser encenadas no mesmo teatro", afirmou o diretor Ulysses Cruz, que tem em sua casa uma série de desenhos com a história completa do The Globe, teatro de Shakespeare em Londres.
O cenário de "Hamlet" traz a estrutura central e acrescenta escadarias em cada um dos lados da estrutura, como referência a escadas de castelo. Ao mesmo tempo, elas dão acesso a andares superiores.
À frente da estrutura e das escadas existe um tablado. Em "Hamlet", pode ser utilizado também o porão dos teatros, com acesso ao tablado.
Segundo Cruz, o cenário de "Hamlet", é uma simplificação do palco elisabetano. "Acho que seria uma burrice criar um espaço elisabetano dentro de um palco italiano, mas no fundo fiz uma simplificação, criei o palco neo-elisabetano."
Em "Péricles" ele usou um esquema cenográfico parecido.
O cenário foi elaborado com intuito de que a platéia tenha sempre a sensação de que existe uma história sendo contada por um grupo de atores. "Não para causar distanciamento, mas para lidar com o imaginário do público", disse.
Segundo Cruz, nas suas próximas montagens de Shakespeare ele pretende usar a mesma estrutura e as convenções que o teatro elisabetano propõe.
"Existe um pano pintado ao fundo da estrutura central, que pode se tornar uma cortina ou um muro de pedra. A estrutura central remete às máquinas de guerra dos castelos. Os cabos de aço acima dela remetem às pontes levadiças. A escadaria é do castelo. O cenário serve para bombardear o inconsciente da platéia com imagens próximas do real. Mas não é o real." (DR)




Texto Anterior | Próximo Texto | Índice



Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Universo Online ou do detentor do copyright.