São Paulo, quinta-feira, 02 de junho de 2005

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FILMES

TV PAGA

Conquistas de Richard Lester

INÁCIO ARAUJO
CRÍTICO DA FOLHA

Richard Lester é um cineasta de exceção. Num cinema quase sempre pomposo, como o inglês, fez da leveza e do humor uma espécie de bandeira. Havia também irreverência.
Lester é uma expressão perfeita dos anos 60, até por sua associação com os Beatles. Seu "A Bossa da Conquista" (TC Classic, 21h) fala disso mesmo: conquista e sedução, bossa e jeito.
Há muito de convenção a rondar nesse tipo de filme nos anos 60. Mas Lester parece disposto a escapar de todas, a começar pela escolha da atriz, Rita Tushingham, que não é a estrela bonita habitual, mas, em vez disso, uma atriz quase feiosa e cheia de charme.
"A Bossa da Conquista" traz um frescor que não vem só do ar do tempo, mas da força da mise-en-scène. É improvável que tenha envelhecido.

TV ABERTA

Acertando as Contas com Papai
Record, 14h.
(Getting Even with Dad). EUA, 1994, 108 min. Direção: Howard Deutsch. Com Macaulay Culkin. Filho esconde o dinheiro do pai ladrão a fim de fazer pequena chantagem: caso não se comporte por uma semana como um pai normal, não verá mais a cor do dinheiro.

Amigos para Sempre
Globo, 15h50.
(Far from Home - The Adventures of Yellow Dog). Canadá, 1994, 80 min. Direção: Phillip Borsos. Com Mimi Rogers. Menino e cachorro naufragam com pequeno barco, no interior do Canadá. Encontrar o caminho de volta é o que justificará o título.

Príncipe Encantado
SBT, 22h30.
(Prince Charming). EUA, 2003, 95 min. Direção: Allan Arkush. Com Sean McGuire. Castigado na Idade Média e transformado em sapo, príncipe volta à sua condição humana no séc. 20, quando é beijado por uma garota. Mas é por outra garota que ele está apaixonado, o que complica tudo. Comédia fantástica feita para TV que tem no irreverente Arkush sua melhor garantia.

Austin Powers, um Agente Nada Discreto
Record, 22h30.
(Austin Powers - International Man of Mystery). EUA, 1997, 94 min. Direção: Jay Roach. Com Mike Myers. Nos anos 60, dr. Evil consegue escapar do agente Austin Powers e se faz congelar. Powers o segue, disposto a ser congelado assim que o dr. Evil reaparecer. Ele ressurge nos anos 90, rouba uma arma nuclear e faz o mundo inteiro de refém. Austin é acordado e parte para a ação. Apesar desse resumo (ou por causa dele, justamente), o filme é uma comédia.

Intercine
Globo, 1h35.
Dois inéditos tentam mobilizar a massa votante: "Na Sombra do Crime" (2000, de Ric Roman Waugh, com Matthew Modine) e "Deixa Rolar" (1999, de Michael Corrente, com Alec Baldwin).

Astro por um Dia
SBT, 3h15.
(Prince for a Day). EUA, 1995, 105 min. Direção: Corey Blechman. Com Joey Lawrence. Astro de rock entediado com o sucesso oferece uma nota preta a entregador de pizza, seu sósia, para trocarem de lugar.

O Magnata Grego
Globo, 3h20.
(The Greek Tycoon). EUA,1978, min. Direção: J. Lee Thompson. Com Anthony Quinn, Jacqueline Bisset. Em suma, Quinn finge que é Onassis, Jacqueline finge que é Jacqueline (Onassis), e J. Lee Thompson nem se dá ao trabalho de fingir que é um diretor de filmes.

O Terno Encantado
SBT, 4h20.
(Wonderful Ice Cream Suit). EUA,1998, 77 min. Direção: Stuart Gordon. Com Joe Mantegna. Tudo gira em torno de amigos que juntam as economias para comprar um lindo terno, que tem qualidades especiais. Só para SP. (IA)


Texto Anterior: Astrologia
Próximo Texto: José Simão
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.