São Paulo, sábado, 02 de junho de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Crítica/erudito

Osesp e Buosi revelam a música de John Corigliano

ARTICULISTA DA FOLHA

O compositor John Corigliano (1938) está em São Paulo desde o início da semana, acompanhando os ensaios de três peças que a Osesp tocou quinta-feira, repetiu ontem e toca hoje à tarde na Sala São Paulo. Mesmo para um compositor de tamanho renome -por consenso, um dos mestres da música norte-americana do último quarto de século-, a ocasião é especial: uma noite inteira dedicada à música de um autor vivo.
Regida por John Neschling, a Osesp abriu o programa com "Torneios" (1966), um exercício virtuosístico de cores e conjuntos, em que os instrumentos se digladiam num torneio de naipes.
Na seqüência, o primeiro clarinete da orquestra, Ovanir Buosi, foi o solista no "Concerto para Clarinete" (1977), com a Osesp regida por Victor Hugo Toro. O "Concerto" começa com uma cadência do clarinete, saindo do nada e esquiando no ar. Dali para a frente, são muitas cadências, extraordinariamente difíceis, entremeadas de explosões da orquestra.
O segundo movimento é uma elegia em homenagem ao pai do compositor, que foi "spalla" da Filarmônica de Nova York. A tocata final inclui trompas, trompetes e clarinetes espalhados pelo auditório, com o solista entre tímpanos estereofônicos. Ovanir foi aclamado como raramente se viu.
A trovoada dos tímpanos era pouco, comparado ao que viria, na "Sinfonia nš 1". Rica de alusões, a "Sinfonia" foi escrita para comemorar amigos perdidos pela Aids. Guarda não só a memória dessas vidas mas de toda uma época, estranha e dura.
Foi um programa e tanto, e a idéia deveria virar hábito: uma vez por ano, uma noite com um compositor do nosso tempo. A Osesp tem vocação para a música dos séculos 20 e 21. A platéia pode até estranhar; mas é a sua cara, no espelho, e tem muito a revelar. (AN)

AVALIAÇÃO: ótimo


Texto Anterior: Crítica/erudito: OSB recebe Kurt Masur em noite pouco inspirada
Próximo Texto: Mostra vê Alice Brill para além da fotografia
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.