São Paulo, quarta-feira, 02 de junho de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CRÍTICA MPB

Forró extrapola tributos a Gonzagão e mira o futuro

DE SÃO PAULO

Um segundo volume de "As Canções de Eu Tu Eles", álbum lançado por Gil com estrondoso sucesso em 2000. É a essa ideia a que leva, de primeira, a notícia de que o cantor lança mais um disco totalmente dedicado às festas de São João, ao xote, ao baião, ao xaxado, ao forró.
Pista falsa. "Fé na Festa" extrapola as memórias afetivas da infância de Gil registradas naquele disco. É também homenagem aos mestres dele, sobretudo Luiz Gonzaga e Jackson do Pandeiro. Mas o interior está processado pela metrópole, pelo Rio de 2010 (São João carioca), pelos bailes funk e "baladas" da cidade grande.
Só nesse cenário a alegria junina poderia dar espaço à tristeza contida em "Não Tenho Medo da Vida". Só dessa maneira caberiam num trabalho como esse melodias nada convencionais como a de "Lá Vem Ela", primeira das parcerias de Gil com Vanessa da Mata. Gil não seria Gil sem Gonzagão, o disco nos lembra disso. Mas Gonzagão que olha para a frente, quase sem saudade do tempo que passou. (MARCUS PRETO)


FÉ NA FESTA

ARTISTA Gilberto Gil
GRAVADORA Geleia Geral
QUANTO R$ 25, em média
AVALIAÇÃO ótimo




Texto Anterior: Música: "Cultura é um produto, como uma laranja", diz Gil
Próximo Texto: CDs
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.