São Paulo, quarta-feira, 02 de julho de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Fotógrafa paulistana registra artesãos e paisagens do sul da Bahia

Rosa de Luca lança livro com 260 imagens hoje em SP e prepara exposição

DA REPORTAGEM LOCAL

A paulistana Rosa de Luca, 46 anos, nunca tinha ido ao sul da Bahia. Decidiu passar lá as últimas férias, que acabaram se transformando em trabalho. A fotógrafa conheceu artesãos locais e decidiu registrá-los, ao lado de suas "obras". O resultado é o livro "Arte Vida Sul Bahia", que será lançado hoje, em São Paulo, e ganhará exposição em dezembro, em Trancoso.
O livro é uma espécie de "Contemporânea Arte Artistas" -outro livro de Rosa, com registro de 60 artistas plásticos em seus ateliês- dos artesãos baianos. "Quis elevá-los ao status de artistas, porque sinto que são marginalizados", diz.
Ao todo, são 260 imagens de 38 artesãos e de paisagens da Bahia. O livro traz, por exemplo, a artesã Valéria, que vende colares na praça do Quadrado, em Trancoso, e André Eduardo Néri, que usa miçangas para imitar formas de animais como calangos. "Não se pode chamar tudo o que [os artesãos] fazem de arte.
É diferente. Mas tem muito artista contemporâneo que faz coisa sem pé nem cabeça e que, por uma elite de colecionadores, acaba eleito artista", diz. "É claro que há coisas incríveis em arte contemporânea, assim como tem gente que não é grande coisa. Aqui [no livro], acontece a mesma coisa."


ARTE VIDA SUL BAHIA
Autor:
Rosa de Luca
Editora: Alles Trade
Quanto: R$ 98 (240 págs.)
Onde: lançamento hoje, às 19h, na livraria Cultura (av. Paulista, 2.073; tel: 0/xx/11/3170-4033)


Texto Anterior: Crítica/artes plásticas: Telas de Leonilson expõem vazio carregado de dor
Próximo Texto: Em turnê de despedida, Alban Berg volta a SP
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.