São Paulo, quinta-feira, 02 de julho de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Mônica Bergamo

bergamo@folhasp.com.br

Eduardo Anizelli/Folha Imagem
O maestro Roberto Tibiriçá antes de reger uma apresentação da Sinfônica Heliópolis

Batalha das meninas

A escritora Lygia Fagundes Telles deve processar Maitê Proença, que deu o nome de um de seus livros, "As Meninas", para uma peça que estreia amanhã no Rio. A atriz havia dito que mudaria o título porque "a Lygia ficou triste" com a duplicidade, mas depois voltou atrás. Lygia está consultando o jurista Ives Gandra Martins sobre o caso.

PIQUETE
"Isso é safadeza", diz Lygia, que terá o seu livro adaptado para o teatro por Maria Adelaide Amaral. "Já estávamos atrás de patrocinadores e agora não sei como vamos fazer, porque a Maitê vai estrear antes com o mesmo nome. Minha vontade é ir à estreia dela no Rio, subir no palco e chamá-la de ladra." Maitê Proença não respondeu até o início da tarde de ontem.

ARQUIVO
A família de Celso Furtado pediu a extinção do processo em que solicitava que o economista fosse anistiado, o que daria a seus herdeiros direito a indenização. Foi uma decisão coletiva tomada por Rosa Furtado, mulher de Celso, seus filhos e irmãos. Na época, o pedido foi criticado, entre outros, pelo ex-prefeito do Rio, Cesar Maia. A família não comenta.

NADA FEITO
Integrantes da Comissão de Anistia tentaram, nos últimos dias, convencer a família de Furtado a continuar com o processo. Em vão. A ideia era homenageá-lo num evento na Paraíba, onde ele nasceu.

BIBLIOTECA
Ainda Celso Furtado: será lançada em setembro a edição comemorativa dos 50 anos do livro "Formação Econômica do Brasil", publicado pela primeira vez em 1959. Além da obra, ela trará 25 críticas e prefácios de historiadores do mundo todo -o livro foi traduzido para nove línguas.

MARTELO
O julgamento de Antonio Palocci Filho no STF (Supremo Tribunal Federal), no caso da quebra do sigilo do caseiro Francenildo, volta à pauta em meados de agosto.

FILA
As inscrições para o Enem 2009 (Exame Nacional do Ensino Médio) bateram ontem na marca dos 2 milhões. O Ministério da Educação espera chegar a 6 milhões até 17 de julho, quando termina o prazo para a adesão à prova.

PALMEIRENSE FIEL
Luis Claudio Lula da Silva, filho do presidente Lula que pediu demissão anteontem do cargo de auxiliar de preparação física do Palmeiras, diz que vai esperar Vanderlei Luxemburgo definir seu futuro para acompanhar o técnico. "Como foi ele que me colocou no futebol profissional, estou indo com ele. Quando chegar alguma proposta, vamos analisar." Lulinha diz que a demissão do técnico o pegou "de surpresa. Nem o Luxemburgo esperava". Ele diz que o presidente Lula achou "bonita" sua atitude de fidelidade ao chefe, como demonstração de "caráter".

SONS DA CIDADE
De volta ao Brasil, o cantor e compositor uruguaio Jorge Drexler promete não repetir o arranjo das canções em nenhuma das cidades por onde passará. Dois técnicos de som que acompanham o músico vão às ruas de cada lugar colher os sons locais, que usam para compor a trilha instrumental. No Rio, onde tocou no domingo, Drexler reproduziu sons de mar e de camelôs. O cantor se apresenta hoje, em SP, no Bourbon Street.

GRIPE SUÍNA
Já tem motorista do hotel Emiliano usando máscara cirúrgica quando vai buscar no aeroporto hóspedes vindos de Buenos Aires.

LA PLATA
Será em espanhol e focado no público de "hermanos" do Mercosul o próximo CD da banda mineira Jota Quest. O disco será gravado no segundo semestre e terá hits do grupo e músicas do CD mais recente, "La Plata". Como preparação, o vocalista Rogério Flausino está tendo aulas de espanhol.

CURTO-CIRCUITO
ACONTECE HOJE um seminário em homenagem à antropóloga Ruth Cardoso, das 15h às 19h, no centro de convenções da Faap.
O DESIGNER EGÍPCIO Karim Rashid ministra palestra no dia 3 de agosto, a partir das 18h, na Escola São Paulo.
A CANTORA Fernanda Takai apresenta o show "Onde Brilhem os Olhos Seus", no sábado e no domingo, no Sesc Pompeia.
O FOTÓGRAFO Leonid Streliaev lança hoje o livro "Gramado Brasil", na Livraria da Vila do shopping Cidade Jardim.

com ADRIANA KÜCHLER e DIÓGENES CAMPANHA e LEANDRO NOMURA



Texto Anterior: Programação de TV
Próximo Texto: Para Talese, imprensa matou Michael Jackson
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.