São Paulo, sexta-feira, 02 de julho de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Cisne Negro faz espetáculo com manifesto pró-sustentabilidade

Companhia de dança estreia "Baobá" em busca de público amplo

ADRIANA PAVLOVA
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Em 33 anos de vida, a Cisne Negro Cia. de Dança tem dois grandes sucessos inquestionáveis de público. Há 26 natais o grupo fundado por Hulda Bittencourt lota teatros da cidade com sua versão de "O Quebra-Nozes".
E, desde 2000, a companhia roda o país com "Vem Dançar", espetáculo didático sobre a história da dança que já atraiu mais de 150 mil pessoas em 200 apresentações.
Em busca de um novo sucesso, a Cisne Negro estreia hoje "Baobá", musical pró-sustentabilidade inspirado em "O Pequeno Príncipe", de Antoine de Saint-Exupéry, cuja proposta assumidamente didática pretende atrair um público amplo.
"É obrigação do artista educar o público, ser didático para conseguir formar plateias", defende Hulda.
A direção é de José Possi Neto, que havia trabalhado com a companhia em 1988 ("Romance Velho"). Possi partiu da história do pequeno habitante do asteroide B612 para criar um espetáculo que tem dança, texto e trilha original.
As letras são de Eduardo Ruiz, as músicas de Miguel Briamonte e as coreografias de Dany Bittencourt.
"Pegamos a principal lição de Saint-Exupéry, que é mostrar a importância da responsabilidade no amor e na amizade, e a ampliamos para responsabilidade em relação ao planeta. Um manifesto sobre sustentabilidade", diz Possi.
Na cena, o espetáculo revela-se ingênuo. O pequeno príncipe desembarca na Terra, onde conhece um príncipe afro que, aos poucos, revela a destruição do planeta.
Ilustrando tudo, danças inspiradas nos capítulos do livro original, como a coreografia das rosas.


BAOBÁ

QUANDO estreia hoje; sex. e sáb., às 21h, dom., às 18h; até 11/7
ONDE Sesc Vila Mariana, r. Pelotas 141, tel. 0/xx/11/5080-3000
QUANTO R$ 20
CLASSIFICAÇÃO 12 anos



Texto Anterior: Raio-X: Evandro Carlos Jardim
Próximo Texto: Crítica/Drama: Adaptação de Dostoiévski vira exercício de oratória
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.