São Paulo, sábado, 02 de julho de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

PAINEL DAS LETRAS

JOSÉLIA AGUIAR - joselia.aguiar@grupofolha.com.br

Kobo, o Kindle do Canadá

Não é só a Amazon que quer trazer seu aparelho e sua loja virtual para cá. A canadense Kobo também tem planos para o Brasil, afirmou à Folha Pieter Swinkels, diretor de relações com a indústria editorial, que participa do 2º Congresso do Livro Digital em São Paulo, no final do mês, promovido pela CBL (Câmara Brasileira do Livro). É quando Swinkels espera contar mais sobre a estratégia brasileira. Kobo, anagrama de "book" (livro), nasceu como concorrente direto da Amazon em 2010. Já ultrapassou o território do Canadá, chegou aos EUA e a países da Europa. Não é preciso ter o aparelho para comprar títulos na loja virtual. Assim como o Kindle, o Kobo possui aplicativos que podem ser rodados também em celulares ou tablets.

"Parei de ler ficção. Não tenho mais o interesse de antes"
PHILIP ROTH
78 anos, 53 livros, considerado o maior ficcionista americano vivo, ao "Financial Times", na véspera da cerimônia do prêmio britânico Man Booker Prize Internacional, à qual não compareceu na terça


A MENSAGEM DA EDITORA
Será reeditado "O Meio É a Massagem", misto de livro, poema visual e performance gráfica multiautoral de 1967 que teve à frente Marshall McLuhan, mais conhecido por "O Meio É a Mensagem". Apesar de hermético, o livro virou best-seller na época, diz Júlio Silveira, que o lança para estrear a nova editora Ímã, na Flip. Silveira diz que o livro do profeta da internet servirá como manifesto. "Queremos ser o que ele previu, um agente entre autores e leitores, em um mundo circuitado eletronicamente."

O capricho com as palavras
Um mês depois de perder a vaga 31 na Academia Brasileira de Letras, Antonio Torres, 70, romancista com 15 livros publicados, diz não estar chateado. "A outra campanha já estava bem pavimentada quando me candidatei", explica Torres, vencido pelo jornalista Merval Pereira, 61, autor de três antologias de crônicas.
O concorrente foi ainda mais rápido que ele, que entrou no pleito no próprio dia em que se declarou aberta a vaga de Moacyr Scliar.
Os escritores lhe telefonaram para explicar por que o trocaram por Merval? "Alguns que já haviam se comprometido com ele tiveram a consideração de me explicar", afirma Torres, que vive hoje na região serrana do Rio -e diz que ainda vai demorar para concluir seu novo romance. "Uma voz interior me pede capricho com as palavras."

Legendary Pictures/Divulgação
TORRES GÊMEAS
Sai em setembro "Holy Terror" para marcar os dez anos do ataque terrorista, anuncia Frank Miller, cultuado por "Cavaleiro das Trevas"

Laub no cinema "Diário da Queda", de Michel Laub, teve os direitos vendidos para a RT Features, de Rodrigo Teixeira.

Na Alemanha O livro de Laub também vai sair na Alemanha, pela Klett-Cotta, editora que publica Javier Marías e Alan Pauls.

Cult juvenil Depois da Flip, o selo Benvirá, da Saraiva, lança "Outsiders - Vidas sem Rumo" e "O Selvagem da Motocicleta", ambos da americana Susan E. Hinton.

Coppola As duas obras chegaram ao cinema com direção de Francis Ford Coppola nos anos 1980. Na época, foram editadas no país pela Brasiliense.

Sherlock Holmes A Zahar comprou o novo romance de Sherlock Holmes, "The House of Silk".

Não é de Doyle A obra é de Anthony Horowitz, autorizado pelos herdeiros de sir Arthur Conan Doyle. Sai nos EUA em novembro. No Brasil, em 2012.

J.J. Benítez "O Enviado", lançado originalmente em 1979, sai em agosto pela Planeta.

Apps "O Efeito Sombra", lançado pela Livraria Cultura na iTunes Store e no Android Market, já é "top five". No formato, estão "Se Eu Fechar os Olhos Agora" e "Guia Politicamente Incorreto da História do Brasil".


Texto Anterior: FOLHA.com
Próximo Texto: Livros: Identidades em trânsito são tema de Caryl Phillips
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.