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Maiakovski foi parceiro do designer
de Nova York
A contribuição de Rodchenko
para o progresso do design industrial soviético é sintetizada pela reconstituição, como espaço de leitura da exposição no MoMA, da
Sala de Leitura dos Trabalhadores,
desenvolvida em 1925 para a Exposição Internacional de Artes
Decorativas e Industriais Modernas de Paris.
Ao centro, uma longa mesa
branca, com cadeiras ovais de espaldar alto. Um dos cantos celebra
Lênin, com fotos, jornais e uma
tela para projeção de filmes e slogans. No outro canto destaca-se
uma fascinante mesa de xadrez, simetricamente colorida, cadeiras
inclusive, a partir dos quadrados
vermelhos e pretos.
Com o poder evocativo de um
cenário teatral, recupera-se o ideal
de economia, racionalismo e funcionalidade do design construtivista.
Também como artista gráfico
Rodchenko se empenhou na publicidade do regime soviético -e
a exposição do MoMA exibe fartamente essa faceta.
A renúncia à pintura coincide
com o estabelecimento por Lênin
de uma nova estratégia visando o
desenvolvimento industrial -a
Nova Política Econômica (NEP,
na sigla russa).
Tendo Maiakovski como grande
parceiro, Rodchenko vai se engajar na propaganda tanto de empresas e indústrias estatais quanto
do próprio regime, desenhando de
embalagens para balas a cartazes
resumindo a história do PC soviético.
(AL)
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