São Paulo, quinta, 2 de julho de 1998

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Maiakovski foi parceiro do designer

de Nova York

A contribuição de Rodchenko para o progresso do design industrial soviético é sintetizada pela reconstituição, como espaço de leitura da exposição no MoMA, da Sala de Leitura dos Trabalhadores, desenvolvida em 1925 para a Exposição Internacional de Artes Decorativas e Industriais Modernas de Paris.
Ao centro, uma longa mesa branca, com cadeiras ovais de espaldar alto. Um dos cantos celebra Lênin, com fotos, jornais e uma tela para projeção de filmes e slogans. No outro canto destaca-se uma fascinante mesa de xadrez, simetricamente colorida, cadeiras inclusive, a partir dos quadrados vermelhos e pretos.
Com o poder evocativo de um cenário teatral, recupera-se o ideal de economia, racionalismo e funcionalidade do design construtivista.
Também como artista gráfico Rodchenko se empenhou na publicidade do regime soviético -e a exposição do MoMA exibe fartamente essa faceta.
A renúncia à pintura coincide com o estabelecimento por Lênin de uma nova estratégia visando o desenvolvimento industrial -a Nova Política Econômica (NEP, na sigla russa).
Tendo Maiakovski como grande parceiro, Rodchenko vai se engajar na propaganda tanto de empresas e indústrias estatais quanto do próprio regime, desenhando de embalagens para balas a cartazes resumindo a história do PC soviético. (AL)



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