São Paulo, Sexta-feira, 02 de Julho de 1999
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

MÚSICA ERUDITA
Orquestra virá em maio de 2000; Filarmônica de Viena tocará em outubro
SP receberá Filarmônica de Berlim

IRINEU FRANCO PERPETUO
especial para a Folha

Com sete meses de diferença, São Paulo vai ouvir as duas melhores orquestras do mundo. A primeira delas é a Filarmônica de Viena, que encerra a temporada do teatro Cultura Artística, em outubro deste ano.
A segunda é a Filarmônica de Berlim, que acaba de ser confirmada pelo Mozarteum Brasileiro para se apresentar em maio do ano que vem.
As três apresentações da Filarmônica de Berlim em São Paulo estão agendadas para o Teatro Municipal de São Paulo, com o maestro Claudio Abbado, 66, atual regente titular e diretor artístico da orquestra. Será uma das últimas turnês do regente italiano à frente daquela orquestra.
Eleito pelos músicos da filarmônica para ambos os cargos após a morte de Herbert von Karajan, em 1989, Abbado encerra seu mandato berlinense em 2002.
Abbado vai ceder o lugar na orquestra ao britânico Sir Simon Rattle, recém-eleito. Rattle obteve mais votos que seu concorrente mais forte, o regente e pianista argentino Daniel Barenboim.
Rattle, 44, é diretor musical da Orquestra Sinfônica de Birmingham. Em 1997, esteve com sua orquestra no Brasil e fez concertos no Rio de Janeiro e em São Paulo.
Com uma memória musical prodigiosa, que lhe permite reger todos os concertos de cor, Abbado deixa como legado uma maior autonomia para os músicos (após a "ditadura" Karajan), bem como a abertura da filarmônica à música do século 20.


Texto Anterior: Netvox - Maria Ercília: Não se venda barato
Próximo Texto: Música: Elvis Costello abre o festival de Montreux hoje à noite na Suíça
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.