São Paulo, Sexta-feira, 02 de Julho de 1999
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

RÁDIO
Emissoras piratas de FM têm 205 mil ouvintes

DANIEL CASTRO
da Reportagem Local

Nas pesquisas de audiência das rádios FM de São Paulo, feitas pelo Ibope, as emissoras piratas aparecem sob a sigla genérica de "outras".
Mas os números não são nada desprezíveis. No pico de audiência, na faixa das 11h ao meio-dia, elas somam 205.411 ouvintes por minuto, segundo o levantamento de maio.
Embora seja o público de todo o conjunto de rádios piratas -pelo menos 200 estão no ar na Grande São Paulo-, é uma audiência só superada, individualmente, no mesmo horário, pelas quatro primeiras colocadas -Cidade, Transcontinental, Gazeta e Nativa.
A líder Cidade, na média geral diária, tem 213,7 mil ouvintes/minuto e a vice-líder, a Transcontinental, 186,1 mil.
Os números não são desprezíveis porque quase todas as rádios clandestinas são emissoras de pequeno alcance, às vezes limitadas a alguns bairros -e 32% delas, segundo o Fórum Democracia na Comunicação, são evangélicas.
Apenas sete das clandestinas atingem várias regiões da cidade. E, entre elas, só duas tem programação de apelo ao grande público -a Planeta 90 (90.1 no dial), que toca sertanejo, e a Nova Visão (98.9), que executa sucessos (pagode e pop).
A audiência das piratas equivale a 1,49% da população da Grande São Paulo. Em algumas cidades do interior, segundo o fórum, atinge 70%.


Texto Anterior: Música: Elvis Costello abre o festival de Montreux hoje à noite na Suíça
Próximo Texto: Teatro: "Caça aos Ratos" joga humanidade no lixo
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.