São Paulo, sábado, 2 de agosto de 1997.



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Neneh Cherry reabre série 'Free Jazz'

CARLOS CALADO
especial para a Folha

A cantora pop Neneh Cherry é a atração principal de hoje no programa "Free Jazz". Misturando música e comportamento, a série de documentários retorna à TV pelo canal pago Multishow.
Em seu segundo ano, o programa produzido pela TV Zero pretende alargar seus horizontes. Além de antecipar algumas atrações do Free Jazz Festival, também se abre a outros gêneros, como a música cubana ou o tecno.
A curta duração dos programas -apenas 10 minutos- não impede que "Free Jazz" se aproxime bem mais de clássicos documentários musicais do que da linguagem acelerada dos videoclipes.
Essa vocação cinematográfica terá uma base mais apropriada nos novos programas da série. Os shows, antes registrados em vídeo, agora são filmados em 16mm.
O fato de extrair a maior parte de seu material em visitas a clubes noturnos e festivais no Canadá, nos EUA e na Europa, incluindo entrevistas com músicos, produtores, DJs ou mesmo simples fãs, não implica em que o programa tenha um enfoque jornalístico.
"Tentamos passar sensações da música e de suas tribos", define Roberto Berliner, que dirige o programa com Victor Lopes.
Flagrada em uma apresentação na Alemanha, durante o Hurricane Festival, em junho último, a simpática Neneh fala hoje de sua vida e sua relação com a música.
Com alguns quilinhos a mais, sem qualquer pose de popstar, ela se entrega, candidamente. "Para mim, não faz sentido tentar ser glamourosa ou ensaiada, até porque não funcionaria."
O hit "Woman", resposta quase feminista de Neneh ao clássico de James Brown, "It's a Man's, Man's, Man's World", abre uma seleção de flashes de seu repertório, que mistura soul, hip-hop, tecno e rock pesado. "Canções alegres me deixam meio enjoada", diz ela, confirmando com uma boa risada seu passado punk.


Programa: Free Jazz
Canal: Multishow
Quando: sábados, às 23h; reprise às segundas, às 22h20



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice



Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Universo Online ou do detentor do copyright.