São Paulo, quinta-feira, 02 de agosto de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Viúva e fãs despedem-se de Antonioni

Velório do cineasta italiano, cujo enterro será hoje em Ferrara, sua cidade natal, atrai homenagens na Prefeitura de Roma

Enrica Fico, viúva do diretor italiano, cita "mistério" da coincidência da morte do marido com a do diretor sueco Ingmar Bergman

DA REPORTAGEM LOCAL

Ela sempre dizia: "Você olha muito para as mulheres!". Ele respondia: "É o meu trabalho!".
Enrica Fico lembrou ontem o diálogo freqüente que tinha com o marido, o cineasta italiano Michelangelo Antonioni, morto na segunda, aos 94.
A viúva estava diante do corpo de Antonioni, exposto em câmara-ardente na Prefeitura de Roma, para as homenagens da população, antes do enterro, que ocorrerá hoje, em Ferrara, onde nasceu o diretor que rompeu com o neo-realismo italiano com filmes como "Blow Up", "A Aventura" e "A Noite".
No velório, artistas e políticos fizeram declarações sobre a decisiva marca que Antonioni, mestre do cinema moderno, deixa na arte do século 20.
Em suma, "a Itália chora [por] um gigante muito pouco italiano", observou o diário francês "Libération", lembrando que ele passou a realizar sua obra fora da Itália -primeiro nos EUA- desde o fim dos anos 60. Ele estreou em longas em 1950, com "Crimes d'Alma".
Enrica comentou a coincidência no desaparecimento de Antonioni e do cineasta sueco Ingmar Bergman, outro ícone do cinema moderno, cuja morte, aos 89, na ilha de Farö, foi anunciada na segunda-feira.
"[Antonioni] morreu num dia de lua cheia de julho, o mais luminoso do ano, com a lua mais pura. É um mistério que dois grandes do cinema tenham ido para sempre no mesmo dia."
Farão homenagem a Bergman, cujo enterro foi privado, o Instituto de Cinema Sueco, o teatro Dramaten, os festivais de Estocolmo e Gotemburgo e a prefeitura de Estocolmo.


Com agências internacionais


Texto Anterior: Marcos Augusto Gonçalves: Cansei de política
Próximo Texto: Salas de SP e Rio exibem obras dos mestres
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.