São Paulo, segunda-feira, 02 de agosto de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

O texto abaixo contém um Erramos, clique aqui para conferir a correção na versão eletrônica da Folha de S.Paulo.

Mônica Bergamo

bergamo@folhasp.com.br

Leticia Moreira/Folhapress
DUAS EM UMA
A atriz Tania Khalill ensaia há dois meses o espetáculo "Vamos?", que estreia na sexta, no teatro Imprensa; "a peça fala dos desejos e questionamentos de um casamento. É divertidíssima", diz ela, que interpretará um personagem feminino e um masculino

LULA LÁ NO FIM DO ANO

Não é só nos Estados Unidos que a exibição de "Lula, o Filho do Brasil" está enrolada. Planejada inicialmente para março, a estreia do longa na América Latina foi adiada para o fim do ano. Na Argentina, o filme deve estrear só em setembro, em "menos de 50 salas", segundo o produtor Luiz Carlos Barreto. "Adiamos por causa da Copa do Mundo. Como erramos a data de lançamento no Brasil [em janeiro], não queríamos nos equivocar de novo", diz Barretão.

LULA LÁ 2
Nos EUA, "Lula" deverá ser exibido em março. "Estamos negociando. Não existe essa história de que o filme foi proibido lá. Apenas um exibidor não quis. Nos EUA, é proibido proibir". O longa foi recusado por um exibidor que, segundo Barreto, alegou que a relação de Lula com o Irã espanta público.

LULA ACÁ
Na TV brasileira, o longa passará pela primeira vez no dia 31 de janeiro de 2011, no Canal Brasil, de assinatura.

BALANÇA
O juiz Fausto De Sanctis teve outra boa notícia na semana passada, em que foi inocentado em ação movida contra ele por Daniel Dantas no TRF (Tribunal Regional Federal) da 3ª Região. Ele é alvo de outra representação do ex-banqueiro no CNJ (Conselho Nacional de Justiça), pois teria descumprido determinação do STF ao prender Dantas duas vezes em 2008. A Procuradoria-Geral da República recomendou o arquivamento do caso.

BALANÇA 2
A abertura de um eventual processo contra De Sanctis pode barrar a promoção dele para desembargador do TRF. Além da representação no CNJ, o juiz tem que se defender em outras duas reclamações de Dantas na corregedoria do tribunal paulista.

OUTRO LADO DO BALCÃO
Mariana Ximenes será produtora-executiva e atriz principal do longa "Um Homem Só". O roteiro é de Claudia Jouvin, que assina "A Grande Família" na TV. O filme, que captará R$ 4 milhões por meio de incentivos, é "uma fábula urbana de humor negro, que fala sobre o medo da perda e questiona a identidade no mundo contemporâneo", segundo a sinopse.

ALENCAR NA TELA
O vice-presidente José Alencar é o convidado de Jô Soares no programa de hoje, na Globo. Falará sobre o trabalho dele como balconista e a luta contra o câncer. O caso de reconhecimento de paternidade de Rosemary de Morais, que estourou na semana passada, não está incluído, a princípio, na pauta.

SURPRESA
O Sesc deixará hoje 250 livros em pontos de ônibus, metrôs e shoppings, como se tivessem sido esquecidos. Quem "encontrar" as obras será convidado a compartilhar a experiência da leitura no site "Leia e Conte". Eles podem ser deixados em qualquer lugar para serem novamente "descobertos".

"SHIMBALAIÊ" EM DVD
A cantora Maria Gadú fez show no Credicard Hall para a gravação do CD e DVD "Multishow Ao Vivo -Maria Gadú", que contou com a participação especial do cantor Leandro Léo. Após a apresentação, ela recebeu amigos no camarim.

MIGUEL REIS
BRASIL SEM CRISE DIFICULTA CASAMENTO GAY

Autor do livro "Guia Prático do Casamento entre Pessoas do Mesmo Sexo", o advogado português Miguel Reis, heterossexual de 58 anos, afirma que a lei recentemente aprovada em Portugal, que permite o casamento entre pessoas do mesmo sexo, "conduziu a um alargamento de vantagens" também para pessoas heterossexuais. Ele negocia para lançar a obra no Brasil e falou com a coluna:

 

Folha - Por que é a favor do casamento entre gays?
Miguel Reis - [O casamento entre pessoas do mesmo sexo] não significa que tenha que ser entre gays. Pode ser entre pessoas heterossexuais. Isso conduziu a um alargamento de vantagens também de outros grupos. O casamento se transformou numa instituição reguladora de projetos de vida e de patrimônios. Por exemplo, duas senhoras heterossexuais, que têm um apartamento. Uma delas pergunta: "Se você morrer, vou parar onde? Quem vai herdar seu apartamento são os seus sobrinhos, e eles me põem na rua". Qual a solução para isso? Casam-se. Elas são uma família.

Por que lei semelhante ainda não foi aprovada no Brasil?
O Brasil é um país que está em crescimento, que todos os dias festeja grandes progressos econômicos. As forças políticas não estão interessadas, num momento em que as coisas estão correndo bem, em distrair a opinião pública para questões que possam ser guardadas para horas de maior crise. O Brasil não está nas mesmas condições que a Argentina. Ela precisa desse debate nesse momento. A vida econômica de lá não corre tão bem como no Brasil. Esse tema ofuscou um conjunto de problemas. Não digo que não aconteceu o mesmo em Portugal.

Dois brasileiros de mesmo sexo podem se casar em Portugal? Será aceito no Brasil?
Será válido desde que [o casamento] seja transcrito no Brasil. Na minha opinião, se a lei de introdução ao Código Civil Brasileiro dissesse que os brasileiros só podem se casar de acordo com a lei brasileira [o casamento não poderia ser realizado], mas não diz. Diz o contrário: que os brasileiros podem se casar fora do país de acordo com a lei do local de onde é celebrado o casamento.

Precisa residir em Portugal?
Não. O casal precisa organizar um processo preliminar de casamento, com um advogado. Daí, basta um deles se deslocar. O outro pode ser representado por um procurador. Chega um dia antes, casa-se e segue para o Brasil.

CURTO-CIRCUITO
A entrega do Prêmio São Paulo de Literatura acontece hoje, às 20h, no Museu da Língua Portuguesa.
O cineasta André Klotzel recebe convidados na pré-estreia de seu filme "Reflexões de um Liquidificador", hoje, às 21h30, no Espaço Unibanco da rua Augusta. Classificação etária: 16 anos.
A Orquestra Sinfônica de Heidelberg se apresenta hoje e amanhã, às 21h, na Sala São Paulo. Classificação: livre.
O Cinematerna promove a pré-estreia do filme "O Estranho em Mim", hoje, às 20h, no Unibanco Artplex. 14 anos.
A peça "A Tempestade", com direção de Renato Andrade, estreia no sábado, às 21h, no teatro Indac. Classificação etária: dez anos.
A grife de acessórios Arezzo inaugura loja hoje, às 19h, no shopping Cidade Jardim.

com DIÓGENES CAMPANHA, LEANDRO NOMURA e LÍGIA MESQUITA



Texto Anterior: Programação de TV
Próximo Texto: Simplicidade marca arte norte-coreana
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.