São Paulo, Segunda-feira, 02 de Agosto de 1999
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DULÔCO 99

São Paulo vai ouvir a história do rap ao vivo

da Redação

Não fossem alguns dos nomes que se apresentam neste fim-de-semana em São Paulo, a história da música pop seria completamente diferente. Bastaram duas músicas, "The Message" e "Planet Rock", de Grandmaster Flash e Afrika Bambaataa, respectivamente, para que o rap, o rock e a música eletrônica tivessem seus caminhos desviados e/ou criados.
Leia abaixo um pouco sobre cada uma das atrações internacionais do festival Dulôco 99.
(MARCELO NEGROMONTE)
Grandmaster Flash - Graças a ele, nascido Joseph Saddler em Barbados, o vocabulário básico dos DJs ganharam termos como "cutting" (mudança de uma música para outra sem perder a batida), "phasing" (manipulação da velocidade dos toca-discos) e "back-spinning" (voltar o disco manualmente para uma breve repetição de um trecho da música).
Grandmaster Flash começou nos toca-discos na adolescência nas chamadas "block parties" -grandes festas que aconteciam nas ruas do bairro nova-iorquino do Bronx com DJs tocando e remixando discos de funk, soul, rock e reggae.
Em 1977 ele se juntou ao grupo Furious Five e, mais tarde, com o clássico "The Message" (1982), se tornou um dos pioneiros no uso do rap como forma de expressão política, fórmula seguida por inúmeros artistas e bandas até hoje.

Ouça: "The Message" (1982), "The Source" (1986)
Afrika Bambaataa - Com Grandmaster Flash e o jamaicano Kool Herc, Bambaataa é um dos pilares da música deste século. É o criador do electro-funk com a música "Planet Rock" (1982), que misturava batidas hip hop com trechos de "Trans-Europe Express", dos pioneiros eletrônicos alemães Kraftwerk.
Não bastasse influência desse porte, Bambaataa é considerado precursor do big beat, vertente eletrônica com nomes como Chemical Brothers, Fatboy Slim e Crystal Method e de boa parte da música eletrônica.
Bambaataa, nome de um antigo chefe zulu, começou a organizar as "block parties" e campeonatos de break em 1977 no Bronx, Nova York. Lançou o primeiro single, "Zulu Nation Throwdown", com o seu grupo de MCs Soul Sonic Force, que veio pela primeira vez ao Brasil em 1980.
Zulu Nation (www.zulunation.com) é uma comunidade quase religiosa criada por Bambaataa que crê na matemática, verdade, conhecimento, Deus, amor, respeito, Ovnis, sabedoria, liberdade, justiça, economia etc.

Ouça: "Planet Rock - The Album" (1986), "Beware - The Funk Is Everywhere" (1986) e os singles "Looking for the Perfect Beat" (1982) e "Unity" (1984)
De La Soul - Trio formado em 1987 em Long Island (EUA), levou o hip hop a uma dimensão desconhecida até então, a psicodélica, com o essencial álbum "3 Feet High & Rising", de 1989. Era uma alternativa ao hip hop hardcore que então dominava o cenário norte-americano e trazia letras bem-humoradas e mensagens de paz e amor.
Foi devido à música "Transmitting Live from Mars" (de "3 Feet..."), que continha samples de "The Showed Me", dos The Turtles, que a cobrança de direitos autorais de samples começou a existir -e mudou a maneira de fazer rap. Os Turtles processaram o grupo e ganharam a causa.
Depois, o grupo ficou mais sombrio no álbum "De La Soul Is Dead" (1991), de sucesso menor que o primeiro, mas igualmente um clássico do hip hop.

Ouça: "3 Feet High & Rising" (1989) e "De La Soul Is Dead" (1991)
Jungle Brothers - Grupo norte-americano que oscila entre o mainstream e o underground sem o reconhecimento de ambos, os Jungle Brothers estrearam seu jazz-rap em disco com "Straight Out of the Jungle" (1988), do selo de dance music Idler's.
Os "irmãos da selva" são mais conhecidos na Europa que nos EUA e mantêm a fixação por James Brown, samples de jazz e alguma house music.

Ouça: "Straight Out of the Jungle" (1988) e "Done by the Forces of Nature" (1989)
DJ Spooky - O mais experimental e underground nome do festival Dulôco, o DJ Spooky (nascido Paul D. Miller) é artista multimídia e intelectual (formado em literatura francesa e filosofia) cujas teorias misturam o avant-garde da música concreta com a devoção das técnicas de mixagens desta década, como o drum'n'bass.
Poeta, escritor de ficção científica e dono de colunas regulares no jornal "The Village Voice" e na revista "Vibe", DJ Spooky é um dos fundadores do movimento illbient ("ambient doente").
Em 1998, tocou com a Nação Zumbi no Heineken Concerts.

Ouça: "Riddim Warfare" (1998) e "Synthetic Furry" (EP, 1998)
Common - Ex-ajudante dos Chicago Bulls, Common, conhecido antes como Common Sense, ganhou o respeito underground com o EP "I Used to Love H.E.R" (1994). Lauryn Hill, dos Fuggees, participa de seu terceiro álbum, "One Day It'll All Make Sense".

Ouça: "Onde Day It'll All Make Sense" (1997)


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