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IMPRENSA NOS EUA
Ex-editora da "New Yorker" lança hoje "Talk", que tem o estúdio Miramax como um dos sócios
Tina Brown lança revista polêmica
de Nova York
A nova revista da jornalista-celebridade Tina Brown, ex-editora
da prestigiosa revista "The New
Yorker", será lançada hoje em
Nova York do jeito que sua mentora gosta: com todo mundo falando sobre ela.
A publicação, batizada de
"Talk", vai às bancas amanhã,
mas já há uma semana é assunto
de destaque
dos tablóides
da cidade,
além de ter sido objeto de
reportagens de
TV e de jornais
por todo o
país.
O motivo de tamanha expectativa é justificado pelo histórico da
editora e pelos sócios que estão
bancando o empreendimento: o
estúdio de cinema Miramax (que
conseguiu Oscars este ano com
"Shakespeare Apaixonado" e "A
Vida É Bela") e o grupo editorial
Hearst (um dos mais sólidos do
país, que publica as revistas "Cosmopolitan" e "Esquire").
Tina Brown ficou conhecida
por seu estilo à frente da "Vanity
Fair" e da "The New Yorker",
quando tinha obsessão por reportagens de impacto e pelo uso de
fotos provocativas.
Britânica, Tina, hoje com 45
anos, foi a primeira mulher a editar a "The New Yorker", considerada a mais elitista das publicações literárias americanas. Assumiu a revista em 92. Durante sua
gestão, a venda em bancas cresceu 145%. Apesar disso, a publicação deu prejuízo de US$ 11 milhões em 97.
Tina mudou o aspecto gráfico
da revista, abriu espaço para ensaios fotográficos e contratou
uma equipe de novos articulistas.
Uma de suas aquisições, o ex-correspondente do "The Washington Post" em Moscou David
Remnick, a sucedeu.
A editora surpreendeu o mercado editorial americano em julho
do ano passado ao anunciar que
não renovaria seu contrato de
cinco anos com a revista "The
New Yorker". Em seguida, anunciou a parceria com a Miramax
-o grupo Hearst só se associou
em fevereiro último.
Para manter suspense, Tina
Brown até agora não revelou exatamente qual será a linha editorial
de "Talk". Ela diz que seu público-alvo é o leitor de interesse geral
em todo o país.
A jornalista diz esperar que seus
leitores "sintam-se como
se estivessem
falando com
um amigo divertido". "Revistas precisam ser instigantes, mas também precisam ser
lugares onde as pessoas possam
fazer "piquenique intelectual"."
Outros detalhes revelados até
aqui da primeira edição são sua tiragem (500 mil exemplares), preço (US$ 2,95, cinco centavos a
menos do que a "The New Yorker") e número de páginas (cerca
de 250 páginas, sendo metade delas anúncios).
Também se sabe que a atriz
Gwyneth Paltrow, contratada da
Miramax, estará na capa.
Além das reportagens a respeito
da revista, outro fato que rendeu
publicidade gratuita a Tina
Brown aconteceu em junho.
O prefeito de Nova York, Rudolph Giuliani, proibiu que a festa
de lançamento de "Talk" fosse feita em um antigo estaleiro da Marinha dos EUA no bairro do
Brooklyn -local com vista privilegiada para os prédios de Manhattan e onde a Miramax está
construindo um novo estúdio.
O motivo virou assunto de capa
dos tablóides e ganhou grande reportagem do "The New York Times" porque o motivo aparente
para a proibição é que Tina
Brown estaria fazendo um perfil
da primeira-dama Hillary Clinton, provável oponente de Giuliani em disputa ao Senado.
A festa acabou mudando para
um lugar não menos glamouroso
de Nova York: a ilha onde fica a
Estátua da Liberdade.
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