São Paulo, segunda-feira, 02 de setembro de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FILMES E TV PAGA

TV PAGA

Entre a sinceridade e a convenção

Celie, a heroína de "A Cor Púrpura" (Cinemax Prime, 13h30), nos ensina o que é "mundo cão". Pouco depois que o filme começa, sabemos que está grávida. E que o pai da criança é seu pai. Celie tem um marido, e ele não é um homem tão melhor do que o pai.
O diretor Steven Spielberg parece comover-se com essa visão do universo negro no Sul dos EUA, início do século 20: um mundo de homens que parecem saídos da Idade da Pedra.
Independente do que se pense dos filmes, quando trata de judeus o trabalho de Spielberg possui certo frescor, o de quem está dentro de uma situação.
Quando trata de negros, apesar da dignidade com que aborda o assunto, algo de exterior, de convencional, macula o conjunto.
(INÁCIO ARAUJO)

INÁCIO ARAUJO
CRÍTICO DA FOLHA

Caninos Brancos 2 - A Lenda do Lobo Branco
SBT, 14h20.
(White Fang 2: Mith of the White Wolf). EUA, 1994, 106 min. Direção: Ken Olin. Com Scott Bairstown, Charmaine Craig, Al Harrington, Anthony Ruivivar, Victoria Racimo, Alfred Molina, Paul Coeur, Geoffrey Lewis, Matthew Cowles. O menino Harry Casey e o lobo da história original de Jack London são separados por um acidente. Mais tarde se reencontrarão e ajudarão os índios de uma tribo a enfrentar maldades de outros brancos. Em suma, sai Jack London, entra Disney.

Sempre Amigos
Globo, 15h35.
(The Mighty). EUA, 1998, 100 min. Direção: Peter Chelson. Com Sharon Stone, Gena Rowlands, Gillian Anderson, Harry Dean Stanton, James Gandolfini, Kieran Culkin, Elden Henson, Meat Loaf, Joseph Perrino, Jenifer Lewis. Dois meninos, o solitário Max e Kevin, com um problema de nascença nas pernas, fazem amizade e vivem aventuras, interiores e exteriores. Embora os heróis sejam os garotos, Stone e Rowlands são as estrelas deste filme bem recebido nos EUA. A conferir.

Ela É Demais
Globo, 22h25.

(She's All That). EUA, 1998, 95 min. Direção: Robert Iscove. Com Feddie Prinze Jr., Rachael Leigh Cook, Jodi Lyn O'Keefe, Paul Walker, Matthew Lillard, Anna Paquin, Kevin Pollak, Usher Raymond. Comédia romântica a partir de tema popular no cinema para adolescentes: rapaz popular que aceita transformar menina sem graça numa garota mais que atraente. Inédito.

Engraçadinha
Bandeirantes, 22h45.
Brasil, 1981, 100 min. Direção: Haroldo Marinho Barbosa. Com Lucélia Santos, José Lewgoy, Luís Fernando Guimarães, Cláudio Corrêa e Castro, Daniel Dantas, Nelson Dantas, Carlos Gregório, Wilson Grey. Adaptação de folhetim de Nelson Rodrigues centrado no personagem Engraçadinha (Santos), apaixonada por seu primo (Guimarães), mas que talvez não seja apenas isso. Um Nelson Rodrigues em visão intimista, longe do habitual, por um bom diretor (e que se dá muito bem trabalhando com Lucélia Santos).

Intercine
Globo, 2h25.
Para começar a semana, ficamos com o favorito dos votantes, entre "Eclipse Total" (1995, de Taylor Hackford, com Kathy Bates, Jennifer Jason Leigh, Christopher Plummer) e "Nada em Comum" (1986, de Garry Marshall, com Tom Hanks, Jackie Gleason, Eva Marie Saint). Para votar no primeiro filme, liga-se 0800-70-9011; o número para votar no segundo filme é 0800-70-9012 (o que vale em todas as sessões, de segunda a sexta).



Texto Anterior: Artigo: A disputa pelos pobres na TV
Próximo Texto: Programação de TV
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.