São Paulo, segunda-feira, 02 de setembro de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

TELEVISÃO

Novas operadoras camuflam crise da TV paga

DANIEL CASTRO
COLUNISTA DA FOLHA

A indústria de TV paga cresceu apenas 0,85% no primeiro trimestre deste ano. Fechou o período com uma base de 3,584 milhões de assinantes, 30 mil a mais do que tinha em dezembro de 2001, segundo relatório divulgado na semana passada pela ABTA (Associação Brasileira de Telecomunicações por Assinatura).
Esse pequeno crescimento se deve a novas operadoras, em cidades em que não havia o serviço, e camufla um novo ciclo de crise no setor, estagnado desde 2001. "Há operações novas que estão crescendo, enquanto as mais maduras não estão tendo crescimento", reconhece José Augusto Moreira, presidente da ABTA.
Operações "maduras" como Net, Sky e TVA registraram perda de assinantes nos últimos meses. No conjunto, no primeiro trimestre deste ano, apenas as operações de cabo (em que se encaixam a maioria das novas operadoras) registraram crescimento, com 2,161 milhões de assinantes. As operadoras via satélite pela primeira vez tiveram queda, de 1,165 milhão de clientes em dezembro para 1,155 milhão. As de MMDS tinham 340 mil assinantes em 2000, fecharam 2001 com 292 mil e em março atingiram 248 mil.
Em congresso em outubro, o setor irá discutir possíveis soluções para a crise. Procura-se um novo modelo de programação (sem tantos canais obrigatórios e mais atraente às classes B e C) e um uso mais racional das redes de cabo.

OUTRO CANAL

Ponto final Apesar dos entraves que surgiram desde quarta-feira, deve ser finalizada hoje a venda de 90% das quotas de três emissoras da Globo no interior de São Paulo (Sorocaba, Bauru e São José do Rio Preto) para a agência de marketing esportivo Traffic. A geradora de São José dos Campos ficou fora da transação

Índex 1 Em reunião com diretores de programas na última sexta-feira, o bispo Clodomir dos Santos, vice-presidente da Record, decretou o início de "uma nova fase" na emissora, em que todos terão que dar idéias criativas para melhorar a programação, que terá de ter "qualidade" (inclusive os convidados das atrações).

Índex 2 Santos deixou claro que os princípios da Record são os da Igreja Universal do Reino de Deus. Confirmou o veto a músicas com referências a santos ou cultos afro-brasileiros. Disse até para que apresentadores evitem usar em vão, em situações corriqueiras, os nomes de Deus e de Jesus Cristo (tipo a expressão "Ai, meu Deus!).

Gaveta Enquanto aguarda uma decisão definitiva de Silvio Santos definitiva por um telejornal em horário nobre, por volta de 19h, o departamento comercial do SBT já pensa em um novo produto do gênero. Seria um produto mais popular, por volta das 12h, misturando jornalismo e entretenimento. Seria também uma forma mais fácil e rápida de aumentar o faturamento da emissora.

E-mail
daniel.castro@uol.com.br



Texto Anterior: Mônica Bergamo
Próximo Texto: Barbara Gancia: Leitores soltam os cachorros contra disparates na TV
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.