|
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice
TELEVISÃO
Novas operadoras camuflam crise da TV paga
DANIEL CASTRO
COLUNISTA DA FOLHA
A indústria de TV paga cresceu
apenas 0,85% no primeiro trimestre deste ano. Fechou o período
com uma base de 3,584 milhões
de assinantes, 30 mil a mais do
que tinha em dezembro de 2001,
segundo relatório divulgado na
semana passada pela ABTA (Associação Brasileira de Telecomunicações por Assinatura).
Esse pequeno crescimento se
deve a novas operadoras, em cidades em que não havia o serviço,
e camufla um novo ciclo de crise
no setor, estagnado desde 2001.
"Há operações novas que estão
crescendo, enquanto as mais maduras não estão tendo crescimento", reconhece José Augusto Moreira, presidente da ABTA.
Operações "maduras" como
Net, Sky e TVA registraram perda
de assinantes nos últimos meses.
No conjunto, no primeiro trimestre deste ano, apenas as operações
de cabo (em que se encaixam a
maioria das novas operadoras)
registraram crescimento, com
2,161 milhões de assinantes. As
operadoras via satélite pela primeira vez tiveram queda, de 1,165
milhão de clientes em dezembro
para 1,155 milhão. As de MMDS
tinham 340 mil assinantes em
2000, fecharam 2001 com 292 mil
e em março atingiram 248 mil.
Em congresso em outubro, o setor irá discutir possíveis soluções
para a crise. Procura-se um novo
modelo de programação (sem
tantos canais obrigatórios e mais
atraente às classes B e C) e um uso
mais racional das redes de cabo.
OUTRO CANAL
Ponto final Apesar dos entraves que surgiram desde quarta-feira, deve ser finalizada hoje a venda de 90% das quotas de três emissoras da Globo no interior de São Paulo (Sorocaba, Bauru e São José do Rio Preto) para a agência de marketing esportivo Traffic. A geradora de São José dos Campos ficou fora da transação
Índex 1 Em reunião com diretores de programas na última sexta-feira, o bispo Clodomir dos Santos, vice-presidente da Record, decretou o início de "uma nova fase" na emissora, em que todos terão que dar idéias criativas para melhorar a programação, que terá de ter "qualidade" (inclusive os convidados das atrações).
Índex 2 Santos deixou claro que os princípios da Record são os da Igreja Universal do Reino de Deus. Confirmou o veto a músicas com referências a santos ou cultos afro-brasileiros. Disse até para que apresentadores evitem usar em vão, em situações corriqueiras, os nomes de Deus e de Jesus Cristo (tipo a expressão "Ai, meu Deus!).
Gaveta Enquanto aguarda uma decisão definitiva de Silvio Santos definitiva por um telejornal em horário nobre, por volta de 19h, o departamento comercial do SBT já pensa em um novo produto do gênero. Seria um produto mais popular, por volta das 12h, misturando jornalismo e entretenimento. Seria também uma forma mais fácil e rápida de aumentar o faturamento da emissora.
E-mail
daniel.castro@uol.com.br
Texto Anterior: Mônica Bergamo Próximo Texto: Barbara Gancia: Leitores soltam os cachorros contra disparates na TV Índice
|