São Paulo, segunda-feira, 02 de setembro de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Sessão rara do Nirvana no Rio vai à internet

EM LONDRES

O nome do Brasil associado à música pop correu a rede nas últimas semanas, quando uma rara sessão de gravação do Nirvana, realizada em um estúdio no Rio, em 1993, foi parar na internet, postada por um fã.
Na histórica passagem do Nirvana pelo país, para estrelar o Hollywood Rock (SP e Rio) daquele ano, Cobain, Grohl e Novoselic gravaram demos do que viria a ser "In Utero", sucessor do antológico "Nevermind".
São oito músicas no total, circulando em alta velocidade entre computadores dos frequentadores das comunidades virtuais de MP3.
Datada de 23 de janeiro, a sessão teve lugar em um estúdio da BMG/Ariola. Versões cruas de "Heart-Shaped Box", "Milk It", "Scentless Apprentice", entre outras que nem entrariam no disco, foram gravadas em uma fita, depois enviada para Steve Albini, produtor do álbum.
Grohl soube da "Rio Session" na internet na segunda passada, dia em que concedeu a entrevista à Folha, em Londres.
"Um amigo me contou hoje, por e-mail. O "In Utero" nasceu no Brasil. Kurt havia escrito algumas canções e arrumamos um estúdio legal no Rio. Gravamos várias demos. Mas nem lembro quais eram. Nunca mais ouvi essa fita, depois", contou.
A BMG brasileira disse que a banda levou consigo, na época, todo o material gravado.
Faz parte da "Rio Session" a canção "Miss World", com Courtney Love na guitarra/ vocal e Cobain no baixo. A música entrou no álbum "Live through This", ótimo CD do Hole (banda de Love), de 1994. (LR)


Texto Anterior: Rock star
Próximo Texto: Crítica: Reading serve de palco para o novo, o urgente
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.