São Paulo, Sábado, 02 de Outubro de 1999
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CINEMA

Brasileiro "Fé" vence em Biarritz

free-lance para a Folha

"Fé" será anunciado hoje o melhor documentário do Festival de Biarritz, na França. Quem vai receber o prêmio é o secretário do Audiovisual, José Álvaro Moisés, porque o diretor do filme, Ricardo Dias, estará em Canindé, interior do Ceará.
Todo ano, desde o final do século 18, Canindé recebe milhares de devotos de São Francisco para uma festa, realizada sempre em outubro, que dura nove dias. Ricardo Dias não é devoto, mas vai estar lá, nesse ambiente litúrgico, povoado por romeiros vindos de todos os cantos do nordeste, porque quando filmou parte do documentário na cidadezinha cearense prometeu voltar, carregando o filme para apresentá-lo em praça pública.
É provável que a maioria dos romeiros, transidos de devoção a São Francisco, nem saibam onde fica Biarritz, mas conhecem bem o que é eclesiástico.
"Interessei-me pela relação próxima que as pessoas têm com a religião, o que é pouco conhecido, porque quando os intelectuais ou aqueles a que chamamos de formadores de opinião se metem a falar de religião sempre vêem a coisa de cima, não atentam para as idiossincrasias particulares de cada devoto, de cada religião", diz Ricardo Dias.
"Fé" foi rodado em 1996, em seis estados brasileiros. (CAC)


Texto Anterior: Artes Plásticas: "Sensation", em NY, expõe a polêmica
Próximo Texto: Televisão: Maior feira de TV paga do país começa 2ª feira em SP
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.