São Paulo, quinta-feira, 02 de outubro de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

TELEVISÃO

Documentário

Série "A Internet" aborda a web 2.0

DA REPORTAGEM LOCAL

Exibida pelo Discovery, a série "A Internet" chega ao fim hoje com o episódio "O Futuro Digital", tratando das redes sociais, do conteúdo criado pelos usuários e do compartilhamento de arquivos e de informação. O documentário retoma a trajetória do programa pioneiro Napster, desde sua criação por Shawn Fanning, na época com 19 anos, até a batalha promovida em 2000 pela banda Metallica. Ao longo do programa, fica clara a contraposição entre os joviais criadores de sites como YouTube e Digg e os antiquados chefões da mídia "tradicional" e da indústria fonográfica, que, segundo o programa, até hoje "não aprenderam nada" com a revolução digital. O tom de humor e ironia é dado pelo apresentador John Heilemann, que chega a reencenar o "tedioso processo" de comprar música tal como era em meados dos anos 90. Em entrevistas, "A Internet" apresenta os jovens milionários que criaram o MySpace e o Facebook e os quase altruístas Jimmy Wales, da Wikipedia, e Craig Newmark, do site de classificados Craigslist. Tudo isso para explicar a chamada web 2.0, que coloca o poder nas mãos do usuário -o que, afinal, era a intenção original de Tim Berners-Lee, o inventor da web. (RAFAEL CAPANEMA)

A INTERNET

Quando: hoje, às 23h
Onde: no Discovery Channel
Classificação indicativa: livre



Texto Anterior: Nina Horta: A identidade e o sujo
Próximo Texto: Resumo das novelas
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.