São Paulo, sábado, 02 de outubro de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

PAINEL DAS LETRAS

MARCOS FLAMÍNIO PERES - marcos.flaminio@grupofolha.com.br

E-book canibaliza livro

Pela primeira vez uma pesquisa aponta que o crescimento nas vendas de e-books começa a canibalizar seus similares em versão impressa. Amostragem feita pelo Nielsen Bookscan no mercado norte-americano -e exclusivamente na área de romances e ficção científica- mostra que a venda dos impressos caiu pela primeira vez, enquanto a vendagem dos eletrônicos mais que dobrou. Em entrevista à coluna, Julie Meynink, diretora de desenvolvimento de negócios da instituição, diz que "ainda é cedo para determinar se a canibalização é uma tendência inevitável no setor".



// Mercado cresceu 180% em 2010

Meynink destaca, porém, que "os dados" mostram que isso já ocorre agora. O mercado de e-books aumentou dez vezes nos EUA desde 2008 e, nos dois últimos trimestres, cresceu 180% em relação a 2009.
Mas a percepção de que e-books estão avançando sobre o mercados de impressos ainda não é consensual. Benedict Evans, do instituto Enders, pondera que seu crescimento "pode variar conforme a demografia e o gênero dos leitores".
A ascensão dos e-books será tema de debate na Feira de Livros de Frankfurt, que começa na próxima quarta, inclusive com a exposição dos dados por parte do Nielsen BookScan.

Fantagraphics
BORROUGHS EM QUADRINHOS
Escrita nos anos 1970 com Malcolm McNeill e dada como perdida, a HQ do autor de "Almoço Nu", "Ah Pook Is Here", sai em 2011

Comida indigesta
O estrelado chef inglês Gordon Ramsay lança no Brasil mais um livro de receitas -"Cozinhando para Amigos", pela editora Globo. Comida também é o pano de fundo de "Na Cozinha" (Rocco), da britânica nascida em Bangladesh Monica Ali. O romance retrata o tenso dia-a-dia de um restaurante em Londres e os problemas decorrentes de funcionários imigrantes ilegais.

Sai HQ de Gaiman
Sai neste mês pela editora Rocco a "graphic novel "Coraline", de Neil Gaiman. O quadrinista norte-americano faz uma reinterpretação de "Alice no País das Maravilhas", escrita pelo britânico Lewis Carroll, para falar de pais que não têm tempo para dar atenção aos filhos. Foi na obra de Gaiman que se inspirou o longa de animação de mesmo nome, que funde técnicas artesanais e digitais.

Novo corcunda
Romance clássico que povoa o imaginário de adultos e crianças, "Nossa Senhora de Paris" (mais conhecido como "O Corcunda de Notre Dame") ganha nova tradução, dos professores da Universidade Federal do RJ Ana Alencar e Marcelo Diniz. A obra de Victor Hugo (1802-1885) deverá sair na segunda quinzena deste mês pela editora Estação Liberdade.

Trânsito muito louco
O antropólogo Roberto Da Matta lança "Fé em Deus e Pé na Tábua - Como e por que o Trânsito Enlouquece no Brasil". Autor do clássico "Carnavais, Malandros e Heróis", ele investiga como a falta de limites entre as esferas pública e privada na sociedade brasileira se reflete no trânsito caótico e violento das metrópoles do país. A obra também sai pela editora Rocco.


Texto Anterior: Crítica/Romance: Final abrupto cai bem ao último livro de Juan José Saer
Próximo Texto: Livros: Ficção
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.