São Paulo, sábado, 02 de outubro de 2010

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CRÍTICAPARALELA

Conservadora e superficial, Paralela 10 tornou-se vítima do circuito que a criou

DE SÃO PAULO

Quando surgiu, há oito anos, a Paralela, mostra organizada por galerias de arte da cidade, funcionava como uma das poucas vitrines para a arte contemporânea brasileira durante a Bienal de São Paulo.
Naquela época, nem tão distante, o circuito de arte não era mobilizado como agora e a Paralela fazia sentido. Em 2004, quando Moacir dos Anjos foi seu curador, a mostra chegou a ser considerada superior à Bienal, então organizada por Alfons Hug.
Em 2010, com uma extensa e excelente agenda de mostras paralelas e uma Bienal renovada, a exposição das galerias tem seu sentido enfraquecido.
E, para ficar ainda pior, o curador Paulo Reis optou por não repetir artistas da mostra do Ibirapuera, que tem nada menos que 59 brasileiros, o que tornou a sua uma espécie de salão dos recusados.
Se ainda a exposição agregasse conteúdo, ela teria validade, mas nem assim.

DEPARTAMENTOS
Intitulada "A Contemplação do Mundo", a exposição divide-se como uma loja de departamentos, por conta do formalismo das leituras de seu curador.
Há a sessão de plantas e jardins, com os trabalhos de Mauro Piva, Brígida Baltar e Rosana Palazyan, todos abordando essa temática, ou o departamento de segurança, onde artistas usam o revólver como elemento constitutivo de seus trabalhos.
Se essas áreas totalmente literais da mostra não fossem suficientes, Reis ainda ocupa um dos lados do belo galpão do Liceu só com pinturas de grandes formatos, outra leitura formal, que reduz tais trabalhos à entediante temática do suporte, em pleno século 21.
Conservadora, óbvia e reunindo superficialmente artistas de todas as galerias que a patrocinam, a Paralela tornou-se hoje vítima do próprio circuito que a criou.
(FABIO CYPRIANO)

PARALELA 10

ONDE Liceu de Artes e Ofícios (r. Jorge de Miranda, 676, tel. 0/ xx/ 11/3229-9389)
QUANDO ter. a sex., 12h às 18h; sáb. e dom., 10h às 18h; até 28/11
QUANTO grátis
AVALIAÇÃO ruim


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