São Paulo, sexta, 2 de outubro de 1998

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Projeto "Pipoca" brinca com instantâneos da moda


Por um ano, 180 personagens do Planeta Fashion registraram seu mundo em polaroid; o resultado é um livro e uma mostra que abre em Paris, sob concepção do brasileiro Giovanni Bianco


ERIKA PALOMINO
Colunista da Folha

O que come a supermodel Naomi Campbell quando chega ao hotel; como são transportadas as roupas da marca Comme des Garçons até seu ateliê em Paris; onde são escolhidas as modelos para os principais desfiles do mundo.
Tudo isso é "Pipoca - Instant Fashion", livro e exposição que trazem a visão dos insiders da moda internacional registrada em centenas de polaroids. Pela primeira vez reunidos numa iniciativa desse estilo, alguns dos mais cintilantes egos do Planeta Fashion revelam momentos íntimos e pessoais.
O que de início mais impressiona, além da qualidade visual do livro, é de fato a lista de participantes: Ann Demeulemeester, Alexander McQueen, Donatella Versace, Isaac Mizrahi, Jil Sander, Junya Watanabe, Romeo Gigli, Patrick Cox, Yohji Yamamoto (estilistas); Stella Tennant e Alek Wek (modelos); David Sims, Mark Borthwick, Steven Klein, Mario Sorrenti, Terry Richardson, Craig McDean (fotógrafos) e outros.
Assim, se quem se interessa por moda vai se deliciar com o registro dos VIPs, os fashion-insiders vão achar graça mesmo é nos anônimos, como a motorista da modelo Stella Tennant, e outros nem tanto, como o jornalista hype André Leon Talley, que fotografou Kristen McMenamy no apartamento do estilista alemão Karl Lagerfeld, segurando uma galinha de pelúcia. É por tudo isso que "Pipoca" deverá se transformar no "livro da temporada" do prêt-à-porter de primavera-verão 99.
O lançamento oficial acontece dia 6 de Milão (onde os desfiles começam hoje) e dia 14 em Paris, onde ganha exposição na galeria Marion de Beaupré e invade as vitrines da cultuada loja Colette. De lá a mostra segue para Londres, Hong Kong e Tóquio.
A idéia toda vem da cabeça de um brasileiro, o designer gráfico carioca Giovanni Bianco, há dez anos vivendo em Milão (leia texto abaixo). "Primeiro fiz uma lista de acesso fácil, os amigos."
"Quando ele me contou a idéia, achei que estava louco", diz sua sócia, a inglesa Susanna Cucco. E claro, nem tudo foram flores. Houve quem não aceitasse, como o fotógrafo Mario Testino, que depois ligou dizendo ter-se arrependido (ele acaba aparecendo no livro, entretanto, sendo lambido pelo diretor de arte Jean Baptiste Mondino na foto da stylist Carine Roitfeld).
É a ausência de seriedade (ou de pretensão) que garante a simpatia do projeto. Em "Pipoca" vemos o outro lado de poderosas personas, às vezes relatando fragilidade ou insegurança. Filhos, namorados, amigões e animais de estimação emprestam o caráter doméstico de muitas das fotos. "É um meio em que tem muito de carência. Fora a fantasia toda, são pessoas que ficam muito tempo fora de casa..."
Como estamos falando de moda, claro que também houve competição. O estilista Giorgio Armani pediu o lay-out de todo o livro para depois mandar suas fotos, enquanto a temida editora Franca Sozzani, da "Vogue" Itália, demorou um mês para mandar seu material, em dobraduras de papel feitas a mão.
Bianco parece não se importar: "Uma das mais influentes pessoas do mundo da moda pára tudo para realizar o trabalho!", exulta. Da mesma forma, o japonês Junya Watanabe, que demonstrou em seis fotos como é que se veste um de seus imbricados vestidos; Donatella Versace, que fotografou (adivinhe) ela mesma; Jil Sander, que registrou o aviso que indicava por onde as modelos deviam caminhar na passarela.
Há brasileiros também no projeto. São eles o fotógrafo Ruy Teixeira, habitué de longa data das passarelas internacionais, a modelo Shirley Mallman, e a empresária Eliana Tranchesi, da Daslu.



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