São Paulo, sexta-feira, 02 de novembro de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Mônica Bergamo

bergamo@folhasp.com.br

"O Serra é um menino mimado"

Uma fala atribuída ao maestro John Neschling, da Osesp, em que ele chama o governador José Serra de "menino mimado" e "autoritário" foi parar no YouTube há três dias e está incendiando o mundo da música clássica em SP -e também o Palácio dos Bandeirantes, onde Serra despacha. As falas creditadas ao maestro teriam sido gravadas sem que ele soubesse, em ensaios realizados em abril e julho deste ano. Na época, Serra não escondia a intenção de tirar o maestro da orquestra.
Ele acabou ficando no cargo porque tem o apoio dos conselheiros da Fundação Osesp, que recebe verbas do governo, mas tem independência.

 

Por meio da assessoria, a Fundação Osesp afirma que Neschling está em turnê na Argentina. Não nega o conteúdo das falas, mas diz que o maestro não comentará o fato de ter sido gravado. A assessoria afirma também que "o assunto é antigo e as duas partes envolvidas [governo Serra e Osesp] superaram a questão e se resolveram". A assessoria de Serra diz que ele "está em Zurique" e não tomou conhecimento do vídeo.
Abaixo, os principais trechos que estão no YouTube, com o título "Neschlíngua":
 

"Eu tenho tomado porrada de todos os lados todos os dias. É coisa de louco. Mas a Mônica Bergamo hoje me sacaneia. É uma sacana. Essa mulher "tá" me sacaneando sistematicamente. Tentando criar um fato que não existe. Em realidade...ele até existe [Neschling se refere a notícias publicadas na coluna de que Serra pretendia tirá-lo da Osesp]."
 

"Existe um mal-estar do governo em relação a mim, pessoalmente, por uma questão meramente de querer mandar." "Acontece que tem um conselho. A Fundação [Osesp] tem um conselho e o conselho não abre mão de mim (...) E o conselho manda. E o governador pode ter desejos, mas não manda no conselho."
 

"Disse que não ia [se apresentar com a orquestra na Virada Cultural]. Caiu o mundo pro Serra. O Serra é um menino mimado, na verdade, um autoritário, um excelente administrador, mas uma pessoa muito complicada de se lidar. E não esqueceu. Em três anos, ele não esqueceu, e colocou a culpa toda em mim."
 

"Aqui ninguém mexe. Aqui quem manda somos nós (...) Eu não tive nenhum problema em mandar embora sete músicos anos atrás e não terei nenhum problema em mandar embora outros sete (...) Eu sinto muito, mas não há discussão. Se houver discussão é fora. É rua na hora, na hora! Não quero nem saber!"
 

"Minha vontade é ir embora agora e dizer "foda-se tudo" (...). Segurem-se e fodam-se."

ASSÍRIA NASCIMENTO

Ana Ottoni - 21.jun.2004/Folha Imagem.
Assíria Nascimento e Pelé

"Todo casamento passa por crises" Enquanto Pelé está na Alemanha, sua mulher, a cantora gospel e missionária Assíria Nascimento, está em São Paulo. Ela conversou com a coluna e comentou os rumores de que seu casamento chegou ao fim.
 

FOLHA - As constantes viagens de Pelé e o fato de vocês não terem passado o aniversário dele juntos despertaram rumores de separação.
ASSÍRIA NASCIMENTO -
Deve ter sido algum amigo dele que falou.

FOLHA - Vocês estão se separando?
ASSÍRIA -
Todo casamento passa por crises. Estou passando por um momento difícil, mas não estou me separando. Não tenho nenhuma intenção. Separação não está nos meus planos. Aliás, nunca esteve.

FOLHA - Quais dificuldades a senhora está enfrentando?
ASSÍRIA -
Olha... prefiro nem comentar. Prefiro deixar tudo calado que é para as pessoas não ficarem me perguntando. Deixa isso para lá.

BAÚ
O Masp procurou a família do fotógrafo Luciano Carneiro (1926-1959) para ajudar a montar a exposição da coleção Pirelli/ Masp deste ano. Conseguiu resgatar 13 fotos dos anos 1950 e irá homenageá-lo na mostra, ao lado de outros 13 fotógrafos.

GUARDA-ROUPA
A estilista Raffaela Bassi, noiva do piloto Felipe Massa, embarcou ontem para Milão. Vai fazer a 12ª -e última- prova de seu vestido, um tomara-que-caia bordado com cristais, no ateliê Dolce & Gabbana. Os sapatos, também forrados de cetim italiano, terão salto médio para que Raffaela não fique mais alta que o noivo.

GUARDA-ROUPA 2
A madrinha Carol Bassi, empresária e irmã da noiva, usará no cabelo um pente de ouro branco com diamantes. Seu vestido, um longo verde-água do estilista Junior Santaella, será bordado com 100 mil cristais Swarovski. Já a mãe da noiva, Anna Bassi, vestirá rosa dégradé com aplicações de centenas de pétalas de flor em tecido, enquanto Ana Elena Massa, mãe do noivo, optou por um verde esmeralda desenhado por Demi Queiroz.

CORREIO FEMININO
A editora Rocco vai lançar um livro com 120 cartas trocadas entre Clarice Lispector e sua irmã Elisa, entre 1940 e 1957, quando a escritora estava em Berna, na Suíça. O livro "Minhas Queridas" está previsto ainda para este mês.

BOA VIZINHANÇA
O cantor espanhol Julio Iglesias vai montar uma espécie de feudo particular em Punta del Este, no Uruguai. O músico está construindo 18 casas ao redor de sua mansão no balneário uruguaio, para vender aos amigos interessados.

CASA PRÓPRIA
Já a top russa Natalia Vodianova deve terminar em janeiro a obra de sua casa em Punta del Este. Com 5.000 m2, terá uma boate de 1.000 m2 no subsolo, para que ela e o marido, Justin Portman, possam dançar sem incomodar a vizinhança.

LEITE E SUCO DE XAMPU
Lista de pedidos da banda Chemical Brothers à produção de seu show em SP, no dia 7: 24 garrafas de cerveja nacional de qualidade, seis latas de refrigerante diet, três litros de leite, três litros de suco de laranja natural e um litro de suco de aloe vera -sim, aloe vera, planta mais conhecida como matéria-prima de cosméticos.

CRUZADINHA
Dan Stulbach vai dirigir Joana Fomm, em 2008, na peça "Palavras Cruzadas", com texto de William Nicholson, roteirista de "Gladiador".

JÁ PRO CASTIGO
Na festa do título brasileiro do São Paulo, o técnico Muricy Ramalho perdeu a paciência com o filho Fábio, 13 anos. No camarote VIP do Morumbi, o garoto interrompeu a comemoração do pai, pedindo para ir embora. "Da próxima vez, você fica em casa!", disse Muricy.

VISITA TÉCNICA
O presidente da Federação Paulista de Futebol, Marco Polo Del Nero, visitou estádios na França, Holanda e Espanha. Reuniu-se com seus administradores e empresas responsáveis pela segurança nos jogos.

CURTO-CIRCUITO

A PUBLIFOLHA lança neste mês o livro "Nossa Senhora Aparecida", de Carolina Chagas e ilustrações de Rica Ramos.
O LIVRO "Antologia Vacamarela" vai ser lançado hoje com leituras ao vivo, às 23h59, na praça Roosevelt.
O GRUPO COCHICHANDO apresenta hoje repertório do CD de estréia, na praça do Sesc Vila Mariana, a partir das 13h30.
O RESORT Villa Jequitimar abre hoje nova temporada do club Taboo, no Guarujá, com show da banda Mary Janixx, às 22h.
O FOTÓGRAFO Beto Riginik inaugura hoje uma exposição sobre paisagens urbanas, na Candid Arts Galleries, em Londres.
A CANTORA ISRAELENSE Maya e o DJ e produtor Yinon Yahel fazem show amanhã na boate Flex, na Barra Funda.
COMEÇA AMANHÃ o 7º Colóquio Internacional de Direitos Humanos, com 60 ativistas da Africa, Ásia e América, na GV.


com AUDREY FURLANETO, DIÓGENES CAMPANHA e DÉBORA BERGAMASCO

Texto Anterior: Saiba mais: Ciclo marca o 2º ano do Folha Documenta
Próximo Texto: Thiago Ney: Não ensino seu namorado a dançar
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.