São Paulo, domingo, 02 de novembro de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Sagrada e POP

Com fotos de celebridades como Angelina Jolie e Bono, revista reúne textos do Novo Testamento, em enfoque que mistura moda e jornalismo

Fotos Reprodução
Edição dos EUA traz Maria e Jesus em uma versão africana

EDUARDO SIMÕES
DA REPORTAGEM LOCAL

País com cerca de 75% da população constituída de membros da Igreja Luterana, a Suécia viu, no ano passado, as vendas da Bíblia aumentarem em 50%. Não houve nenhum surto religioso. O mercado, que consome mais de 60 mil exemplares do livro sagrado anualmente, absorveu mais 30 mil cópias do Velho e do Novo Testamento em forma de duas revistas, que transitam entre a "Vogue", com apelo de celebridades e ícones do naipe de Lady Di e Che Guevara, e a "Colors Magazine", publicação quinzenal da Benetton, conhecida por suas leituras pop de temas áridos.
Criador da "Bible Illuminated" (Bíblia ilustrada), o publicitário sueco Dag Söderberg ressalta que, para seu país, que tem cerca de 9 milhões de habitantes, o aumento é "um número imenso". Para ele, o sucesso das publicações foi surpreendente, porque ultrapassou seu leitorado alvo inicial: mulheres entre 25 e 40 anos, grupo que, segundo ele, mais lê revistas.
"A experiência mostrou que o público é bem mais amplo, vai de pessoas bem mais jovens a mais velhas", diz Söderberg à Folha. Inicialmente pensamos que alcançaríamos um leitorado não necessariamente religioso, secularizado e urbano. Mas, agora, a Igreja está se aproximando também. A Bíblia é nossa herança, está nas nossas raízes. Muitas coisas como leis, ética, moral etc. vieram dela e não se pode fugir disso. "

Mensageiros
Antes de chegar às livrarias comuns na Suécia, o evangelho pop de Söderberg foi vendido em butiques, lojas de design e até em galerias de arte. O texto é a tradução aprovada em 2000 pela Sociedade Bíblica da Suécia, mas a revista também tem apelo "jornalístico", com fotos de uma criança iraquiana ferida em bombardeio, uma escola na Etiópia, Nova Orleans destruída pelo furacão Katrina etc.
O Evangelho de São Marcos é dos mais pop: lá estão celebridades do bem de plantão como Bono e Angelina Jolie, ao lado de Nelson Mandela, Gandhi, John Lennon etc. Söderberg tem uma justificativa para a sua galeria de famosos:
"Deus disse "envio o meu anjo diante de ti: ele preparará o teu caminho". E cada uma das celebridades e luminares da cultura que aparece tem sido um mensageiro ou embaixador da boa vontade e justiça social nos tempos modernos", diz o editor. "Na Suécia, chegamos a perguntar a várias pessoas, jovens e idosas, liberais e conservadoras, religiosas ou não, quem atualmente incorporaria a mensagem de Jesus. E muitas delas foram incluídas no livro de Marcos."

Nos EUA
No fim da semana passada, o Novo Testamento de Söderberg chegou ao mercado norte-americano com tiragem inicial de 200 mil cópias e campanha de marketing estimada em US$ 500 mil (mais de R$ 1 milhão), que inclui o site www.illumi natedworld.com.
Com 288 páginas, a revista está à venda na Amazon (www.amazon.com) e custa US$ 35 (quase R$ 75), cerca de US$ 30 a mais do que a "Vogue" americana. O Velho Testamento será lançado nos EUA em 2009 e traz na capa a foto de um homem e uma mulher prestes a se beijarem.
Söderberg disse que chegou a ser procurado por programas de televisão americanos que queriam "realmente fazer um drama em relação à revista".
"Acho que teremos mais reações adversas do que na Suécia, porque lá somos mais secularizados", diz. "Mas os EUA são vários países. Alguns Estados são mais ortodoxos, outros, menos. De todo modo, o mundo está mudando e também a Igreja americana tem tido dificuldade de se aproximar de novos leitores de uma forma moderna. A revista é uma forma de chegar até estes leitores urbanos e mais secularizados."
Söderberg conta que vem negociando os direitos na Croácia, Finlândia, Polônia, França, Alemanha, Noruega, Holanda, Rússia e Espanha. Ainda não há previsão, no entanto, para um dos maiores mercados da Bíblia do mundo, o Brasil.


Texto Anterior: Mônica Bergamo
Próximo Texto: Comentário: Greenpeace e Unicef unidos no coração de Jesus
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.