São Paulo, domingo, 02 de novembro de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Série "Barrados no Baile" retorna mais ousada

Sucesso nos anos 90, produção ganha uma espécie de continuação, "90210"

Nova série estréia nesta quarta no Brasil, no canal Sony; Brenda e Kelly, personagens do original, fazem participação pequena

BRUNA BITTENCOURT
DA REPORTAGEM LOCAL

"Parece o Oscar, e todas as garotas são a Scarlett Johansson." O espanto dos irmãos Annie e Dixon ao ingressar no colégio West Beverly Hills, no bairro nobre de Los Angeles, é o mesmo de Brenda e Brandon Walsh quando chegaram à escola no começo dos anos 90, no primeiro capítulo de "Beverly Hills, 90210", exibida no Brasil como "Barrados no Baile". Uma das séries adolescentes de maior sucesso dos anos 90, "Barrados..." ganhou em setembro uma comentada nova versão nos Estados Unidos, que estréia na próxima quarta por aqui, no canal pago Sony (veja outras estréias no quadro nesta página). O seriado girava em torno da adaptação dos irmãos Walsh, recém-chegados de Minnesota, a Beverly Hills, entre amigos endinheirados -Kelly, Dylan, Donna, Steve, David e Andrea- e percalços juvenis. O programa só deixou de ser transmitido dez anos depois de sua estréia, em 2000, quando não havia mais conflitos que seus personagens não tivessem enfrentado ou combinações românticas (e outras nem tanto) inéditas entre eles. A nova série mantém semelhanças com o enredo original -como os conflitos óbvios e personagens estereotipados-, mas tem mais ousadia. Logo no primeiro capítulo, por exemplo, fica implícita uma cena de sexo oral; em outro momento, uma personagem é cobrada por dívida de drogas -em tempos de produções como a badalada "Gossip Girl", os conflitos juvenis típicos das primeiras temporadas de "Barrados..." soam definitivamente ultrapassados. Os irmãos Annie (Shenae Grimes) e Dixon (Tristan Wilds) fazem as vezes dos antigos gêmeos protagonistas, com a diferença de que agora o "novo" Brandon é negro e adotado. A família -antes Walsh, agora Wilson- não se muda para a Califórnia só por causa do novo emprego do pai, Harry (Rob Estes), que assume a direção do colégio, mas para ajudar a avó, uma sarcástica ex-atriz às voltas com o alcoolismo. Do antigo seriado, "90210" também herdou um triângulo amoroso: Naomi (AnnaLynne McCord) é a garota rica e mimada que namora Ethan (Dustin Milligan), o atleta popular da escola que teve um romance durante as férias com Annie.

Veteranas
Como nos anos 90, os irmãos dividem o banheiro -importante cenário da antiga versão- e freqüentam com os amigos a mesma lanchonete, Peach Pit, devidamente modernizada e ainda comandada por Nat (Joe E. Tata). Da série original também participam a ex-protagonista Brenda (Shannen Doherty) e Kelly (Jennie Garth), que interpretam seus antigos papéis, quase 20 anos depois. Brenda, que só participa de alguns episódios, retorna ao West Beverly para dirigir um musical da escola, enquanto Kelly é consultora pedagógica e mãe solteira. Depois do fim da série, nenhuma das atrizes repetiu o sucesso da época: Garth protagonizou "What I Like About You", exibida no Brasil; e Doherty, garota-problema de Hollywood nos anos 90 que deixou a série em sua quarta temporada, fez o mesmo em "Charmed". Parte do elenco é ainda mais nostálgico: a mãe dos irmãos, Debbie (Lori Loughlin), atuou em "Full House", e o pai (Rob Estes), em "Days of Our Lives" e "Melrose Place", outra que pode ganhar um remake.


90210
Quando: estréia na quarta, às 21h
Onde: no canal Sony
Classificação: não indicada a menores de 14 anos


Texto Anterior: Bíblia é o livro mais lido no Brasil
Próximo Texto: Para veteranos, "Mad Men" é caricato
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.