São Paulo, segunda, 2 de novembro de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

TELEVISÃO
Leia entrevistas com Matt Stone e Trey Parker, criadores do desenho de maior sucesso nos EUA no momento
"South Park" estréia hoje na MTV Brasil

Reprodução
Kenny, Cartman, Keyle e Stan (a partir da esq.) são os protagonistas do desenho "South Park" que estréia na MTV


LEANDRO FORTINO
da Reportagem Local

Kenny passa a morrer também na MTV Brasil. O canal exibirá, a partir de hoje e durante todas as segundas e quartas, às 22h, o desenho animado "South Park", que bateu o recorde de audiência da TV paga dos EUA, atingindo 6,2 milhões de telespectadores.
A vantagem é que agora quem não tem TV por assinatura ou é cliente apenas da TVA poderá ver o desenho em sinal aberto (em UHF). "South Park" continua a passar nos canais pagos Multishow, da Net, e Locomotion.
O desenho foi criado por dois colegas do curso de cinema da Universidade do Colorado (EUA), Trey Parker, 28, e Matt Stone, 27, que em pouco tempo se tornaram os mais novos milionários do concorrido showbiz norte-americano.
"É muito legal que o "South Park' esteja sendo exibido no mundo inteiro. Nós não esperávamos esse sucesso", conta Stone, em entrevista à Folha, feita por fax.
A história se passa na cidade que dá nome ao desenho, uma alusão a um lugar no Colorado conhecido pelos diversos relatos de seus moradores sobre visitas de discos voadores alienígenas.
Os protagonistas são quatro garotinhos de 8 anos, que estudam no que seria a nossa 6ª série e que têm personalidades bem definidas.
Stan é o líder, que apanha da irmã mais velha e vomita sempre que a namorada vem falar com ele; o gordinho Cartman não sabe quem é seu pai e fala um palavrão a cada duas frases; o judeu Kyle é motivo de dezenas de piadas anti-semitas e é quase sempre ignorado pelos outros; e Kenny é um garotinho emburrado, com a cabeça coberta pelo capuz da roupa, que fala por meio de ruídos incompreensíveis para o telespectador e que morre e renasce em praticamente todos os episódios.
A inspiração para criar personagens como esses não vem das versões mais velhas de desenhos animados politicamente incorretos, como "Beavis & Butt-Head".
Segundo Parker, vieram de desenhos como o "Gato Félix" e do "Monty Python's Flying Circus" (exibido pelo Multishow), o programa humorístico da trupe inglesa Monty Python, que mistura esquetes e animações amadoras.
Outro ponto positivo para os roteiros da dupla de criadores está no final de cada episódio de "South Park", que traz sempre uma mensagem de caráter moral.
"A lição de moral é sempre o coração da história. Acho que funciona bem porque nós nunca deixamos passar uma idéia careta, como os discursos do final das aulas", explica Parker, que tem como favorito o episódio "O Cão Gay".
Trata-se do cachorro de Stan, que, depois de enfrentar a discriminação dos colegas de seu dono por usar um singelo lencinho cor-de-rosa no pescoço, foge para um abrigo de animais gays.
A criatividade de Trey Parker e Matt Stone ainda é capaz de produzir longas-metragens (como "Orgazmo", em cartaz nos EUA e já disponível em vídeo no Brasil) e uma banda de rock, a DVDA.
Com a banda, eles participam da trilha sonora do seriado (leia texto ao lado).
²
Quando: a partir de hoje e durante todas as segundas e quartas, às 22 Onde: MTV Brasil


Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.