São Paulo, sexta-feira, 02 de dezembro de 2005

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

POPLOAD

Vida ou morte

LÚCIO RIBEIRO
COLUNISTA DA FOLHA

Uma dúvida . Dá uma olhada na data do jornal. Você está vendo dia 2 de dezembro, certo? Mas o ano é 1993? Estamos no meio da era grunge? Seattle é a cidade mais incrível do universo?
* Nesta semana, aqui no Brasil, só se fala na presença do grupo americano Pearl Jam. Em 1993, o mundo pop só falava na banda, que estava no topo da "Billboard" havia oito semanas com o single de "Daughter" e fechava o ano como o "top pop group" de 1993. O segundo álbum, "VS", tinha entrado em primeiro nas paradas, e o CD de estréia, "Ten" (1991), levava o sexto disco de platina (6 milhões de cópias vendidas).
* Hoje, em São Paulo, outro histórico grupo de Seattle, o Mudhoney, faz o show de abertura para o Pearl Jam. Em 2/12/1993, no Estado de Nevada, em sua primeira e única excursão com o Pearl Jam antes deste tour sul-americana, o Mudhoney abria uma apresentação da banda de Eddie Vedder.
* 1993 foi também o ano em que o Nirvana tocou no Brasil. O trio era o principal responsável por Seattle dominar o mundo. Banda fã de Mudhoney e banda ídolo do Pearl Jam, o Nirvana fez um show em São Paulo, outro no Rio. O do Rio, transmitido pela Globo, foi histórico. O de São Paulo, mais histórico ainda.
A fantástica apresentação no Morumbi, 16 de janeiro, foi considerada por Dave Grohl a pior apresentação da carreira do Nirvana. Grohl disse a este colunista que Cobain, no dia, mal conseguia se levantar, de tão lesado. As drogas compradas pelo guitarrista na lojinha do hotel, segundo palavras do baterista, deixaram Cobain numa rotação diferente. Ele estava devagaaaaaar.
E o show foi assim. Grohl e o baixista Novoselic gritando para Kurt acelerar, ele viajando, a banda tocando várias covers de hits dos anos 80, Queen, Iron Maiden, trocando de instrumento para zoar, apresentando pela primeira vez músicas do álbum que não tinha saído, o sucessor do apocalíptico "Nevermind". Esse espetáculo de São Paulo é considerado "o mais procurado show do Nirvana" no mundo pela ainda enorme legião de fãs. De tempos em tempos, recebo e-mails de gente dos EUA e da Europa atrás de um possível vídeo da íntegra do show, que não se sabe se existe.
A Globo transmitiu o show do Rio, ao vivo, na semana seguinte. Comprei uma fita dessa apresentação em Londres, por um dinheiro alto. Sobre imagens do de São Paulo, nada consta, a não ser alguns trechos, já postados on-line em 2003. Amigo "bem colocado" na emissora já vasculhou os arquivos atrás da íntegra do show paulistano e nada encontrou.
A MTV, que não tinha o direito de transmissão, realizou filmagens "jornalísticas" do concerto de SP. Amigos "bem colocados" na emissora paulista já vasculharam os arquivos atrás de uma possível íntegra-pirata do show paulistano e nada encontraram.
Há dois anos um certo garoto de São Paulo me escreve insistentemente atrás de ajuda para encontrar o tal show. Oferece qualquer dinheiro. Dá em troca imagens de praticamente qualquer apresentação do Nirvana em qualquer outro lugar do planeta. Vem sempre com uma "pista incrível" que vai levar ao paradeiro das imagens raras.
Esse menino havia sumido dos meus e-mails. E reapareceu agora, com tudo, nesta semana grunge de dezembro de 2005. Há dois anos digo a ele que meus contatos nada descobriram, que eu sou maior interessado neste show (eu estava lá), que também pago bom dinheiro e que nunca soube ao certo se esse vídeo existe. Repeti tudo isso, umas três vezes só nos últimos quatro dias. Ele nunca aceita um "não" como resposta.
Paralelo a isso tudo, recebi na última quarta um e-mail de um amigo do Rio de Janeiro, jornalista de futebol, que sabe tanto de rock quanto eu sei sobre a produção de chumbo da Namíbia.
"Lúcio, você que manja de música, precisa me ajudar a achar um vídeo."
"Que vídeo?", perguntei.
"Um sobre um show do Nirvana em 1993. Encontrei um velho amigo ontem e ele estava desesperado. Chorou copiosamente na minha frente. Disse que o filho dele o inferniza atrás desse show e ele não sabe mais o que fazer. O menino está ameaçando fazer besteira."
Quem tiver alguma informação que leve ao possível vídeo do show do Nirvana no Morumbi pode entrar em contato com o e-mail abaixo.


@ - lucio@uol.com.br

Texto Anterior: Mônica Bergamo
Próximo Texto: "Em Seu Lugar": Comédia com Cameron Diaz acaba sem fôlego
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.