São Paulo, sexta-feira, 02 de dezembro de 2005

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

"EM SEU LUGAR"

Comédia com Cameron Diaz acaba sem fôlego

BEATRIZ PERES
EDITORA DO EQUILÍBRIO

É preciso alguma dose de imaginação para aceitar de bom grado as premissas do novo filme do norte-americano Curtis Hanson, "Em seu Lugar": uma advogada de sucesso abandona o escritório por um emprego como passeadora de cachorros (!); e uma "loira-linda-burra-fácil" aprende a ler direito com um professor já cego e à beira da morte (!!).
Se conseguirem aceitar isso, os espectadores (as mulheres, principalmente) poderão até se divertir ao menos com a primeira parte da história dirigida por Hanson ("Los Angeles - Cidade Proibida", 1997, e "Garotos Incríveis", 2000).
Com roteiro de Susannah Grant ("Erin Brockovich", 2000) adaptado de um romance popular de Jennifer Weiner, o filme acompanha o relacionamento das duas irmãs, com personalidades e vidas completamente diferentes, que se mantêm de alguma forma ligadas após a morte da mãe e o segundo casamento do pai.
Toni Collette (que esteve bem em "Um Grande Garoto", 2002, "O Casamento de Muriel", 1994) tem a tarefa mais difícil: parecer feia e gorda no papel de Rose, uma advogada sem auto-estima que não tem namorado nem oportunidades para usar as dezenas de sapatos que compra, já que nenhuma roupa lhe cai bem.
Cameron Diaz ("Gangues de Nova York", 2002) interpreta Maggie, seu oposto complementar: uma loira linda sem nenhum talento intelectual nem perspectiva de carreira e muito à vontade com seus relacionamentos com homens.
Sem dinheiro, Maggie vai morar provisoriamente na casa de Rose depois de ter sido expulsa da casa do pai pela madrasta, mas o (delicado) equilíbrio entre as duas é quebrado pela traição de um princípio universal que rege os relacionamentos entre irmãs.
A briga com a irmã e a descoberta de antigos cartões de Natal e de aniversário nunca lidos são o mote para que Rose viaje à Flórida atrás de uma avó que, para elas, estava morta.
Shirley MacLaine (em seu segundo filme no ano, após "A Feiticeira") comanda o simpático e ativo time de velhinhos que vive num condomínio confortável e responde por algumas das mais divertidas cenas do filme.
Inspirada por eles, Cameron Diaz consegue exibir nessas cenas o melhor e menos artificial de sua personagem.
Pena que depois disso o roteiro da comédia dramática se perca por longo tempo e não chegue a lugar nenhum -a não ser a um final dos mais clichês do gênero.


Em Seu Lugar
In Her Shoes
  
Direção: Curtis Hanson
Produção: Estados Unidos, 2005
Com: Cameron Diaz, Toni Collette e Shirley MacLaine
Quando: a partir de hoje nos cines Bristol, Kinoplex Itaim, Metrô Tatuapé, SP Market e circuito


Texto Anterior: Popload: Vida ou morte
Próximo Texto: "Beijos e Tiros": Diretor inábil não consegue reciclar imaginário do cinema dos EUA
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.