São Paulo, quarta-feira, 02 de dezembro de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Mônica Bergamo

bergamo@folhasp.com.br

Mastrangelo Reino/Folha Imagem
José Wilker na pré-estreia do longa-metragem ‘Embarque Imediato’, na segunda

Algodão entre os pincéis

Artistas, galeristas e organizadores de eventos como a Bienal entraram em alerta máximo depois que o Brasil, autorizado pela OMC (Organização Mundial do Comércio), decidiu retaliar os EUA por causa do subsídio que os americanos dão aos produtores de algodão. É que, na lista de produtos importados dos EUA que vão ser sobretaxados pelo governo brasileiro, foram incluídos "quadros, pinturas e desenhos". Galeristas dizem que a medida vai "inviabilizar" o trânsito de obras de arte entre os dois países. O Ministério da Cultura já foi acionado para ajudar a detonar a lista junto ao Itamaraty.

EM CASA
"Essa medida vai penalizar galerias e artistas e não vai afetar a economia dos EUA", diz Afonso Luz, do MinC. Ele afirma que vários pintores brasileiros fazem quadros nos EUA e vendem aqui. Dá como exemplo Vik Muniz. E afirma que galerias nacionais que representam americanos vão sofrer. "O impacto será sobre brasileiros, e não sobre americanos."

IMPOSSÍVEL
Alessandra d'Aloia, da galeria Fortes Vilaça e presidente da Associação Brasileira de Arte Contemporânea, é mais radical e diz que a retaliação inviabiliza o comércio de arte entre os dois países. "Todas as vezes que levamos um artista brasileiro para os EUA, a galeria de lá pede que a gente traga alguém deles para o Brasil." Segundo ela, taxas mais fretes atuais já equivalem a cerca de 60%. "Qualquer aumento torna a importação impossível." Protestos já foram enviados ao Itamaraty.

QUIETO...
Do ex-tesoureiro do PT Delúbio Soares à coluna, negando-se a tecer comentários sobre o escândalo do mensalão do DEM, cujo pivô é o governador José Roberto Arruda, do Distrito Federal: "Eu tô quieto no meu canto".

...EM TERMOS
Delúbio, o único militante célebre de um grande partido a ser punido por causa de um escândalo (ele foi expulso do PT), está quieto, mas em termos: ele já faz campanha para Dilma Rousseff (PT-RS) à Presidência da República em Goiás. "Vamos eleger Dilma. Vou trabalhar para isso", diz.

FINO
De uma raposa do DEM que está distante do mensalão de Arruda: "Nosso partido jamais decepciona: passou dessa coisa de pizza e foi diretamente para o panetone". No início do escândalo, o governador do DF afirmou ter recebido dinheiro vivo para comprar a guloseima de Natal e distribuir aos pobres.

CADA UM NA SUA
Ana Maria Braga foi sozinha a um jantar em homenagem a Marluce Dias da Silva, ex-diretora e hoje consultora da TV Globo, em SP, no sábado. Embora diga oficialmente que ainda está casada com Marcelo Frisoni, os dois já não circulam juntos -e ele afirma a amigos que já está de saída da casa dela.

FOI-FOI
O sambista Carlinhos de Jesus desistiu de coreografar a comissão de frente da Vai-Vai para o Carnaval de 2010. Segundo ele, haveria pouco tempo para a preparação. Carlinhos diz que não pretende assumir a coreografia de nenhuma escola de samba, paulista ou carioca. "Quero descansar."

VIOLA PARA CANTAR
O vereador Gabriel Chalita (PSB-SP) vai cantar "Viola Quebrada", de Mário de Andrade, amanhã, na posse do maestro Júlio Medaglia na Academia Paulista de Letras. Chalita vinha ensaiando com o economista e sociólogo José Pastore, que o acompanhará na viola, e com o próprio Medaglia, que vai reger a dupla.

NA MESA COM STING
Carolina Ferraz jantou com Sting no sábado, no restaurante Gero, no Rio, mas não teve "oportunidade" de conversar com o cantor americano. "Estávamos numa mesa grande, com umas 13 pessoas, e nem falei com ele. Mas ele foi simpático e me pareceu um cara normal."

CURTO-CIRCUITO
SÔNIA MARIA DE FREITAS lança hoje o livro "Um Século e Meio Provendo Saúde", sobre o hospital Beneficência Portuguesa.
O ESCRITÓRIO Gouvea Vieira Advogados faz hoje seu coquetel de final de ano. Na mesma ocasião, Angela Gouvea Vieira lança o "Guia Addresses Paris". Às 19h, no Bar des Arts, no Itaim.
A AUTORA Neta Mello lança hoje o livro "Sem Remetente". Às 18h30, na Livraria da Vila da rua Fradique Coutinho.
A CANTORA Inês Stockler se apresenta hoje com o pianista Anderson Brenner. Às 20h, no Masp. Livre.
JUNIOR LIMA participa hoje do projeto "Crossover", fusão de música eletrônica e clássica, na boate Pink Elephant. 18 anos.
ACONTECE HOJE o lançamento do livro "A Arte de Jaime Prades", com textos de Fábio Magalhães. Às 19h, na Livraria Cultura do Conjunto Nacional.
A ESCOLA DE CINEMA Darcy Ribeiro, do Rio, comemora hoje seus sete anos com homenagens a Eliezer Batista e Lucy Barreto.

com ADRIANA KÜCHLER, DIÓGENES CAMPANHA, FLÁVIA MARTIN e LÍGIA MESQUITA



Texto Anterior: Programação de TV
Próximo Texto: Ilusões perdidas
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.