São Paulo, sábado, 03 de fevereiro de 2001

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FILMES

INÁCIO ARAUJO
CRÍTICO DE CINEMA

Matar ou Cair
Record, 10h15.

(Gunpoint). EUA, 1966, 86 min. Direção: Earl Bellamy. Com Audie Murphy, Joan Stanley. Xerife e bom-moço, Audie junta turma para resgatar garota sequestrada por bandoleiros.

Bud, o Cão Amigo
Bandeirantes, 14h.

(Air Bud). EUA/Canadá, 1997, 97 min. Direção: Charles Martin Smith. Com Michael Jeter. Garoto de 12 anos vive sem amigos até fazer amizade com Bud, cachorro quase hábil no basquete. Em matéria de besteira, cesta de três pontos.

O Cavaleiro dos Quatro Diamantes
SBT, 14h15.

(The Four Diamonds). EUA, 1995, 94 min. Direção: Peter Werner. Com Christine Lahti, Kevin Dunn. Após descobrir-se vítima de um câncer raro, menino de 13 anos refugia-se em um mundo fantástico, onde ele é o quarto cavaleiro do Apocalípse e conquistador de quatro diamantes: da coragem, da sabedoria, da honestidade, da força.

Queridinhas
Rede TV!, 14h15.

(Little Darlings). EUA, 1980, 95 min. Direção: Ronald Maxwell. Com Tatum O'Neal, Kristy McNichol, Armand Assante, Matt Dillon. Tatum e Kristy são as duas adolescentes que disputam para ver quem perde a virgindade primeiro. Não é preciso dizer que estamos em uma comédia dos anos 80.

Cavaleiro Encantado
Bandeirantes, 16h.

(Tin Soldier). EUA, 1995, 99 min. Direção: Jon Voight. Com Eric M. Breiman, Dom DeLuise. Estréia de Voight na direção, com história inspirada em conto de Andersen e devidamente atualizada.

Meu Namorado É de Morte
SBT, 16h15.

(My Boyfriend is Back). EUA, 1993. Direção: Bob Balaban. Com Andrew Lowery, Traci Lind, Danny Zorn. No último ano do colégio, rapaz vê a primeira oportunidade de conquistar a garota amada. Problema: ele se envolve em um acidente fatal. Solução: ele ressuscita e consegue declarar o seu amor, apesar de seu corpo estar se decompondo.

Quase sem Destino
Rede TV!, 18h30.

(Flashback). EUA, 1990, 108 min. Direção: Franco Amurri. Com Dennis Hopper, Kiefer Sutherland, Carol Kane. Não é quase "Sem Destino" ("Easy Rider"), apesar da presença de Dennis Hopper como um velho hippie, a quem um agente do FBI persegue, tentando fazê-lo cumprir pena a que foi condenado décadas atrás. A manha do hippie vai ajudá-lo a escapar e tornar dura a tarefa do tira.

El Dorado
Bandeirantes, 20h.

(El Dorado). EUA, 1967, 127 min. Direção: Howard Hawks. Com John Wayne, Robert Mitchum. Uma variante interessantíssima de "Onde Começa o Inferno". Agora, o pistoleiro Wayne ajuda o xerife Mitchum a combater fazendeiros desonestos.

As Delícias da Vida
Cultura, 23h00.

Brasil, 1974, 83 min. Direção: Mauricio Rittner. Com Vera Fischer, Bete Mendes, John Herbert, Liana Duval, Ewerton de Castro. Talvez um dos primeiros filmes no Brasil a abordar o universo da TV, a produção trata de um escritor que vende roteiro de novela e empurra sua namorada para o papel principal. Inédito.

A Vingança da Espada Ninja
Record, 22h30.

(The Sword of Bushido). Hong Kong, 1988, 98 min. Direção: Adrian Carr. Com Richard Norton, Rochelle Ashana. Veterano da Guerra do Vietnã procura preciosa espada que se perdeu junto com seu avô.

Círculo de Traições
Globo, 23h20.

(A Circle of Deceit). EUA, 1998. Direção: Alan Metzger. Com Janine Turner, Esai Morales. Advogado mostra-se muito mais interessado por seu trabalho do que pela mulher. Quando ela ameaça deixá-lo, ele dará provas desse seu apreço pela profissão e ameaça tirar dela a guarda do filho. Mas ela também não é sopa, conforme demonstrará a seguir. Feito para TV, quer dizer, o círculo é na melhor das hipóteses quadrado. Inédito.

Alucinações do Mal
Rede TV!, 0h.

(The Sender). EUA, 1982, 86 min. Direção: Roger Christian. Com Kathryn Harrold, Zeljko Ivanek, Shirley Knight. Após tentar o suicídio, jovem com poderes telepáticos incontrolados transfere suas visões para a psiquiatra Harrold. Terror.

A Semente da Maldição
Bandeirantes, 0h.

(The Suckling). EUA, 1990, 85 min. Direção: Francis Teri. Com Frank Reeves, Lisa Patruno. Bebê contaminado por resíduo tóxico transforma-se em temível mutante.

Um Toque de Sedução 2
Bandeirantes, 2h.

(Return to Two Moon Junction). EUA, 1994, 96 min. Direção: Farhad Mann. Com Mindy Clarke. Linda modelo descobre que está sendo passada para trás pelo namorado e por sua melhor amiga.

Um Misterioso Assassinato em Manhattan
Globo, 3h10.

(Manhattan Murder Mystery). EUA, 1993, 97 min. Direção: Woody Allen. Com Woody Allen, Diane Keaton, Anjelica Huston. Após 20 anos de casamento, Allen e Keaton experimentam o tédio matrimonial. É em vista disso que ela começa a investigar a misteriosa morte de uma senhora. Woody, saindo do longo casamento com Mia Farrow, já começa aqui a sair também da síndrome de Bergman, que o acometeu por anos.

DESTAQUES DA TV PAGA

FILMES

Godard e a morte de um tipo de cinema

De tempos em tempos é preciso voltar a "Prenome Carmen" (Eurochannel, 1h30), de 1983. Em primeiro lugar, porque é um filme acessibilíssimo de Godard.
Em segundo, porque sua Carmen é a belíssima sobrinha vigarista (Maruschka Detmers), que vive passando a perna no tio, um cineasta decadente.
E por que Godard interpreta, em pessoa, o cineasta decadente? Talvez por sentir que, na nova ordem cinematográfica, ele era um magnífico anacronismo.
É dessa perspectiva que Godard observa a morte de um certo cinema: o que levou às últimas consequências a idéia de criar uma arte popular e moderna, que investigasse o mundo, em vez de confortar o espectador. É nesse projeto que o cineasta empenhou-se. Se faliu, pior para todos. (IA)

BIOGRAFIA

GNT lembra a carreira de estrela do cinema mudo
No programa "Grandes Nomes" de hoje, que vai ao ar às 21h30, o GNT apresenta a história da atriz norte-americana Louise Brooks (1906-1985). Um dos ícones do cinema mudo, ela apareceu em 24 filmes, entre 1935 e 1938. Louise adquiriu o status de "cult" principalmente por seu papel mais famoso, o de Lulu, no filme alemão "A Caixa de Pandora". Os olhos grandes e os cabelos muito negros e brilhantes eram suas marcas registradas. O programa lembra a carreira da atriz na Europa e, mais tarde, nos Estados Unidos.

NATUREZA

Programa investiga a vida dos elefantes brancos
Hoje, às 18h, o National Geographic Channel leva ao ar um programa que fala sobre o elefante branco, animal que durante séculos valeu mais que ouro e que é considerado o mais raro da Terra. Em alguns países asiáticos, os elefantes brancos recebiam o título real de príncipe ou lorde e eram enfeitados com diamantes. Pela sua posse, aconteciam guerras sangrentas.


Texto Anterior: Astrologia - Barbara Abramo: Mágicos e amantes
Próximo Texto: José Simão: SP Fashion Bicha! Ossudas desfilam em pet shop!
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.