São Paulo, sexta-feira, 03 de fevereiro de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

POPLOAD

Umas histórias para contar

LÚCIO RIBEIRO
COLUNISTA DA FOLHA

Arctic Monkeys? Muito pueris e "fofinhos". Esqueça-os.
Vou contar uma história.
Dos esgotos do underground, mais precisamente de uma certa casa de Detroit, surge o Raconteurs, banda-projeto co-liderada por Jack White, o inquieto guitarrista do excelente White Stripes. Diferentemente da inusitada formação whitestripiana de guitarra-bateria, o Raconteurs é uma banda... normal. Quarteto com baixo, bateria, guitarras.
Do outro lado da co-liderança de White está o amigo de longa data Brendan Benson, considerado genial no cenário alternativo americano, mas que nunca decolou para largas audiências, mesmo abrindo vários shows para o "primo-rico" White Stripes.
A sonoridade do Raconteurs é mais, digamos, digerivelmente pop do que a do White Stripes. Mas elétrica da mesma forma.

O novo Nirvana
O Raconteurs, batismo em francês com ligação direta aos pobretões contadores de história em troca de um troco na Idade Média, já era "famoso" para a geração internet.
Desde o ano passado o terreno de aparição do Raconteurs está sendo preparado por avisos do tipo "Vem aí o novo Nirvana" e ainda "Não só novo, mas MELHOR que o Nirvana".
Tanto Jack White como Brendan Benson têm declarado que isso é bobagem e "coisa da imprensa inglesa", mas o fato é que o Raconteurs finalmente chegou em som-e-osso ao mercado musical nesta semana chacoalhando a cena.
Chegou, mas chegou só em vinil. Com duas músicas cravadas num pequeno single de sete polegadas. E em edição limitada.
Mas, para compensar, a banda botou as duas canções para rodar no seu estilosíssimo site retrô, www.theraconteurs.com, montado no esquema pré-Atari, lembrando os monitores de computador de fósforo verde dos anos 70/80. E movido a barra de espaço e tecla numérica, que beleza!

Álbum + shows
Então: estão no site do Raconteurs as músicas "Steady, As She Goes", um muito bom rock agridoce (calmo-barulhento-calmo), e "Store Bought Bones", que começa parecendo Doors. E acaba parecendo Deep Purple. Isso, acredite, não é ruim.
A dominação do Raconteurs acontece mesmo em maio, quando a banda lança o álbum "Broken Boy Soldiers". Em março, a nova aventura de Jack White dá as caras ao vivo em turnê de quatro shows no Japão. E daí para o mundo.
Sobre o Arctic Monkeys, lá em cima, foi brincadeira. Não se esqueça deles não. Principalmente porque não vai dar mesmo para esquecê-los por um bom tempo ainda.

Guillemots
O primeiro disco da "new band" inglesa Guillemots, que tem na guitarra o brasileiro Magrão (conhecido em Londres como MC Lord Magrão), vai ser lançado por aqui no final de abril/começo de maio pelo valente selo independente Slag Records.
O Guillemots é uma das grandes apostas da cena inglesa para estourar em 2006. O grupo, que já foi capa deste caderno, entrou alto nas paradas de singles do final do ano passado com "Trains to Brazil", música inspirada no caso de Jean Charles de Menezes, o brasileiro morto no metrô londrino pela polícia inglesa, no calor da onda terrorista que atingiu a cidade em 2005.


@ - lucio@uol.com.br

Texto Anterior: Mônica Bergamo
Próximo Texto: Cinema/"Boa Noite e Boa Sorte": Clooney critica macarthismo em filme político
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.