São Paulo, quinta-feira, 03 de fevereiro de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Pinacoteca terá filial no fórum de Botucatu

Governo também estuda levar parte do acervo a Ribeirão Preto e Presidente Prudente

DE SÃO PAULO

Num plano da Secretaria de Estado da Cultura para difundir acervos da capital, a Pinacoteca do Estado terá uma série de filiais no interior de São Paulo, começando pela cidade de Botucatu.
Lá, obras que estão agora na reserva técnica da Pinacoteca, ou seja, fora de sua exposição permanente, seriam expostas no antigo fórum da cidade, desenhado pelo arquiteto Ramos de Azevedo, mesmo autor do prédio paulistano do museu, na Luz.
"Estivemos lá, vimos o prédio, agora vamos fazer um estudo das condições físicas", disse à Folha o secretário estadual da Cultura, Andrea Matarazzo. "O investimento principal é da prefeitura local, enquanto a Pinacoteca entra com o acervo."
Segundo Matarazzo, foi o prefeito de Botucatu quem pediu ao governo do Estado que levasse parte do acervo da Pinacoteca para lá.
"Algumas cidades serão polos centralizadores", diz Matarazzo. "Têm boa infraestrutura, hotéis, estradas."
Todo o projeto ainda está em fase embrionária. Não há orçamento estimado para levar parte das obras a Botucatu nem prazos definidos para que isso aconteça, já que o prédio deve passar por reformas para abrigar a coleção.
Depois de Botucatu, Ribeirão Preto e Presidente Prudente também serão avaliadas para receber novas filiais da Pinacoteca do Estado.
Além desse museu, Matarazzo quer implantar o que chama de terminais do Museu da Imagem e do Som em espaços do interior. Não seriam filiais, mas pontos isolados de exibição do acervo em áudio e vídeo do MIS.
"Por ser um museu de novas tecnologias, tem um acervo transportável", diz Matarazzo. "Você pode pôr um terminal numa biblioteca, num espaço cultural, estamos estudando isso." (SM)


Texto Anterior: TV de Andy Warhol não esconde sua melancolia
Próximo Texto: Crítica/Teatro: Peça vê cotidiano com simplicidade e força
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.