São Paulo, sexta-feira, 03 de março de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PANORÂMICA

CINEMA


É Tudo Verdade anuncia filmes brasileiros e inclui Kiko Goifman e Toni Venturi
O Festival Internacional de Documentários - É Tudo Verdade anunciou os dez títulos da seção competitiva brasileira de longas e médias-metragens de sua 11ª edição (23/3 a 2/4 em São Paulo; 24/3 a 2/4 no Rio).
Abre a lista o mais recente filme de Kiko Goifman, apresentado no mês passado no Festival de Berlim, "Atos dos Homens", sobre os efeitos da chacina em Nova Iguaçu, em 2005. Dois títulos tratam do movimento dos sem-teto. São eles: "À Margem do Concreto", de Evaldo Mocarzel, e "Dia de Festa", de Toni Venturi. De Flavio Frederico, a mostra selecionou "Caparaó", sobre a resistência civil armada à ditadura militar brasileira.
A música brasileira tematiza três produções na disputa: "Diário de Naná", de Paschoal Samora, sobre o percussionista Naná Vasconcelos; "Dona Helena", de Dainara Toffoli, sobre a violonista Helena Meirelles (1924-2005) e "Herbert de Perto", de Roberto Berliner, sobre o vocalista dos Paralamas do Sucesso, Herbert Viana, cujo título remete ao clássico "Bethania Bem de Perto", de Eduardo Escorel e Julio Bressane.
Completam a lista "Pixote in Memoriam", de Felipe Briso e Gilberto Vasconcelos, a respeito de Fernando Ramos da Silva (1968-87), protagonista de Pixote - A Lei do Mais Fraco" (Hector Babenco); "Deus e o Diabo em Cima da Muralha", de Tocha Alves e Daniel Lieff, sobre o presídio do Carandiru, e "O Profeta das Águas", de Leopoldo Nunes, que aborda o vidente Aparecido Galdino. O festival traz retrospectiva da obra de Jorge Bodanzky, com 11 filmes.


Texto Anterior: Cinema: Projeto "Rumos" faz retrospectiva de filmes
Próximo Texto: Cinema: Ator adolescente de "Oliver!" morre aos 53
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.