São Paulo, sábado, 03 de maio de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FILMES

A Princesinha   
SBT, 14h15.
(A Little Princess). EUA, 1995, 97 min. Direção: Alfonso Cuarón. Com Eleanor Bron, Liam Cunningham.
Menina criada na selva indiana é forçada a ir aos EUA e a se conformar às rígidas regras disciplinares de um internato de Nova York, quando o pai é convocado a lutar na Primeira Guerra Mundial. Adaptação do romance de Frances Hodgson Burnett, filmado originalmente em 1939, com Shirley Temple.

Olha Quem Está Falando Também!  
Globo, 16h35.
(Look Who's Talking Too). EUA, 1990, 81 min. Direção: Amy Heckerling. Com John Travolta, Kirstie Alley.
Seqüência de "Olha Quem Está Falando", de 1989. Aqui, Travolta e Alley se casaram. Tiveram um bebê, uma garota falante -a exemplo do menino do filme anterior. Os já módicos encantos do original aqui desaparecem. Sorrisos, só amarelíssimos.

Matrix Reloaded  
SBT, 22h45.
(The Matrix Reloaded). EUA, 2003, 138 min. Direção: Andy e Larry Wachowski. Com Keanu Reeves, Laurence Fishburne, Carrie-Anne Moss, Monica Bellucci.
"Matrix Reloaded", assim como o filme que o precedeu, "Matrix", é a essência da indústria cultural: superficial, mas vendendo-se como profundo; cheio de bossas, mas dado à profundidade; vazio, mas espetaculoso. O que importa é o que vende. Vai da Antigüidade grega à Bíblia, atirando para todo lado. É seu lado intimidatório: como se quisesse dizer que, diante de tanta cultura, melhor é nos curvarmos. Agora, a sério, revolta e um salvador dos homens. Mais um.

Garganta do Diabo   
Globo, 23h.
(Cold Creek Manor). EUA/Canadá/ Reino Unido, 2003, 118 min. Direção: Mike Figgis. Com Dennis Quaid, Sharon Stone, Stephen Dorff, Juliette Lewis, Christopher Plummer.
Um estranho filme, detestado tanto por críticos como pelos espectadores ditos "comuns". Estranho, porque um diretor forte como Mike Figgis se dispõe a dirigir um filme que começa de cara como uma clicheria (casal se muda para casa em local pacato para fugir aos tormentos da metrópole, mas a casa tem um passado e tanto em matéria de mortes, e esse passado não é propriamente um pretérito perfeito). Nesse registro de horror, o diretor de "Despedida em Las Vegas" e o ilustre elenco acima vão se virar.

Escrava Sexual  
Bandeirantes, 2h30.
(Justine - In the Heat of Passion). EUA, 1996, 89 min. Direção: David Cove. Com Daneen Boone, Timothy Di Pri, Jennifer Behr.
A caminho do Egito, onde acompanhará um professor em pesquisas arqueológicas, Justine (Boone) é seqüestrada com o objetivo de se tornar escrava sexual. O professor tratará de salvá-la.

Regras do Jogo    
Globo, 3h30.
(Rules of Engagement). EUA/Canadá/Reino Unido/Alemanha, 2000, 128 min. Direção: William Friedkin. Com Tommy Lee Jones, Samuel L. Jackson, Ben Kingsley.
Coronel comanda tropa que garante segurança à embaixada dos EUA no Iêmen. Morre um monte de gente. O coronel é levado à Corte Marcial por matar civis desarmados. Não é nada bobo este filme: é o conflito americano por excelência (garantir segurança vs. matar inocentes) que está em seu centro. (INÁCIO ARAUJO)


Texto Anterior: Astrologia
Próximo Texto: José Simão: Buemba! Traveca tá na moda!
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.