São Paulo, segunda-feira, 03 de maio de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

"Modern Family" faz retrato agudo dos preconceitos diários

Pequenos gestos entranhados numa família disfuncional dão o tom da série

LÚCIA VALENTIM RODRIGUES
DA REPORTAGEM LOCAL

O preconceito está entranhado na instituição familiar. Sem perceber -ou muitas vezes percebendo-, ele aparece nos relacionamentos, nas escolhas, nos mínimos gestos diários.
"Modern Family", que estreia na Fox, exacerba essa condição ao expor, em estilo de captação de depoimentos para um documentário, o dia a dia de uma família e suas ramificações (cunhados, namorados, ex-mulheres, novas uniões).
Jay (Ed O'Neill, que viveu Al Bundy por anos em "Married with Children") é o envelhecido pai turrão do gay Mitchell (Jesse Tyler Ferguson) e da insegura Claire (Julie Bowen).
O primeiro viajou até o Vietnã para adotar um bebê com seu namorado exagerado. A outra tem três filhos adolescentes e expõe o abismo entre os pais e essa nova geração.
A casa de Jay não é menos disfuncional. Ele se casou novamente, com uma latina caliente (a ótima Sofia Vergara), que já tinha um filho, Manny (Rico Rodriguez). Mesmo com apenas dez anos, ele dá conselhos (e bons) para Claire de como se comportar como mãe.
A estreia traz momentos hilários, como a apresentação da filha do casal homossexual, ao som triunfal da música do "Rei Leão". Mas é nas pequenas coisas que estão as joias da sitcom.
O mundo moderno é complicado. As famílias são complicadas. "Modern Family" é um retrato agudo e crítico dessa realidade. Figura entre as grandes estreias do ano nas séries cômicas -e já assinou contrato para uma segunda temporada.


MODERN FAMILY

Quando: estreia hoje com dois episódios, às 22h, na Fox
Classificação: 14 anos




Texto Anterior: Wilson usa jazz para quebrar regras
Próximo Texto: Orquestra relê Brahms e Schumann
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.