São Paulo, segunda, 3 de maio de 1999

Texto Anterior | Índice

Salão do Livro de SP e Bienal do Rio terminam com casa cheia

da Reportagem Local

Terminou ontem a primeira edição do Salão Internacional do Livro de São Paulo. Passeando pelo Expo Center Norte, onde foi realizado o evento nos últimos 12 dias, o editor Luiz Fernando Emediato, da Geração Editorial, fazia o balanço: "Parece que começou hoje". Ele se referia à presença do público e às vendas de sua editora. "Foram abaixo da expectativa."
Mas ontem os corredores do Salão congestionaram. Com cada um, alguma sacola. "Comprei um livro de verbos em espanhol", comemorava a secretária Sueli Silvestre, ao lado da auxiliar de escritório Liliane Novaes, portadora de uma nova agenda 1999.
Perto delas, começava a encaracolar uma das maiores aglomerações do Salão. Era a fila de pais e filhos que buscavam um autógrafo de Ziraldo, que estava no estande da Melhoramentos com Samuel Costa, ator do filme "O Menino Maluquinho".
Na luta por uma assinatura do cartunista para as suas duas filhas, o securitário Maurício Verdini analisava o Salão do Livro. "Frequentador contumaz" das feiras de livro paulistanas, Verdini exprimia: "Não entendo a briga de São Paulo e Rio. Salões como esses deveriam acontecer todos os anos e em todos os Estados".
Ele se referia à competição do Salão de São Paulo com a 9ª Bienal Internacional do Livro do Rio de Janeiro, que também terminou ontem. No evento realizado no Riocentro, o clima era de euforia.
A organização da bienal carioca anunciava que 552.539 pessoas teriam visitado a feira. Até ontem, a Câmara Brasileira do Livro, responsável pela organização do Salão de São Paulo, ainda não havia divulgado nenhum número relativo ao público do evento.
(CASSIANO ELEK MACHADO)
²


Colaborou Rodrigo Hinrichsen, free-lance para a Folha no Rio



Texto Anterior | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.