São Paulo, sábado, 03 de junho de 2000


Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

HANNOVER
Apresentação será em 31/10
Ópera de Carlos Gomes vai encerrar Expo 2000

CARLOS HENRIQUE SANTIAGO
DA AGÊNCIA FOLHA, EM BELO HORIZONTE

A ópera ""Il Schiavo" (O Escravo), composta por Carlos Gomes (1834-1896) e produzida pela Ópera Brasil, do Maranhão, foi escolhida pelo governo alemão para encerrar, em 31 de outubro, a programação cultural da Expo 2000, que acontece em Hannover.
O espetáculo, do qual participam a Orquestra Sinfônica de Minas Gerais, o Coral Lírico da Fundação Clóvis Salgado, de Belo Horizonte, e o balé do teatro Arthur Azevedo, de São Luís (MA), foi selecionado entre eventos de 187 países que integram a exposição.
Inicialmente, a organização do evento previa que uma produção brasileira seria apresentada em 7 de setembro, mas acabou dando um destaque especial à ópera.
Segundo a Fundação Clóvis Salgado, a Expo 2000 considerou que "Il Schiavo" tem a natureza, os direitos humanos e a igualdade racial como temas, o que a identifica com a temática da feira (Homem, Natureza e Tecnologia).
A montagem já foi apresentada no Brasil. No ano passado, foi realizada uma turnê em seis capitais, com a participação de solistas brasileiros e estrangeiros, a um custo de R$ 4 milhões. Foi a primeira montagem da obra desde a morte de Carlos Gomes.
Este ano, ""Il Schiavo" poderá ser vista em Londres (de 12 a 15 de outubro) e em Roma (de 19 a 22 de outubro). As apresentações, que têm o apoio da ONG (organização não-governamental) ambientalista WWF (World Wildlife Fund), terá sua renda revertida para projetos desenvolvidos pela entidade no Brasil.
O coreógrafo Antônio Gaspar disse que o diretor da ópera, Fernando Bicudo, já está em Hannover, onde negocia a contratação de solistas para a turnê européia.
Algumas novidades estão definidas, como a regência do maestro brasileiro Isaac Karabtchevsky, diretor da Ópera de Viena. Outra novidade para a turnê européia é a participação da soprano Eliane Coelho, primeira-cantora da Ópera de Viena, que substituirá a norte-americana Nina Edwards.
Gaspar informou que cerca de 33 bailarinos do balé do teatro Arthur Azevedo viajarão à Europa, junto a 15 ou 20 figurantes que estão sendo selecionados em São Luís (MA).


Texto Anterior: Drauzio Varella: Toma, que é bom para a gripe
Próximo Texto: Ex-funcionários da Manchete invadem Rede TV! e tiram canal do ar em SP
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.