São Paulo, sexta-feira, 03 de junho de 2005

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FILMES

TV PAGA

Um diretor que não virou mito

INÁCIO ARAUJO
CRÍTICO DA FOLHA

Quase todo diretor da nouvelle vague virou uma espécie de mito do cinema. Truffaut porque era o mais clássico de todos. Godard porque era o mais "porra-louca". Rivette, o mais retirado. Rohmer, o teórico. Sobre cada um deles, com exceção de Truffaut, pesou também a acusação de chato, anticinematográfico e certas besteiras conexas.
E Claude Chabrol? Chabrol ficou de lado. Às vezes parece que não fazia parte do grupo. Sabe-se que filma muito. Ora acerta, ora erra. É pouco: ficou fora do mito.
No entanto, quando vemos "O Açougueiro" (Eurochannel, 11h), por exemplo, é possível perceber que estamos diante de um diretor raro e pessoal. É a história de uma moça, de uma pequena cidade, de um açougueiro, de uma série de crimes. É como se fosse convencional. Nunca é.

TV ABERTA

Fugindo da Máfia
Record, 14h.
(Eight Heads in a Duffel Bag). EUA, 1997, 90 min. Direção: Tom Schulman. Com Joe Pesci. Pesci é o mafioso encarregado de levar oito cabeças de inimigos aos chefes. Mas a mala em que elas se encontram é perdida no aeroporto. "Tragam-me a Cabeça de Alfredo Garcia" em versão comédia maluca? Pelo menos desperta curiosidade.

A Família Addams
Globo, 15h45.
(The Addams Family). EUA, 1991, 102 min. Direção: Barry Sonnenfeld. Com Raul Julia. Adaptação para cinema dos personagens das histórias em quadrinhos e, depois, da célebre série para TV. Um filme pouco à vontade, muito preocupado em se fixar sobre as diferenças dos Addams em relação ao comum dos mortais, mas sem saber direito o que fazer com elas.

O Casamento dos Meus Sonhos
SBT, 22h30.
(The Wedding Planner). EUA, 2001, 102 min. Direção: Adam Shankman. Com Jennifer Lopez. Lopez é a garota que só pensa em trabalho, e o trabalho, no caso, consiste em preparar casamentos. Um dia ela se apaixona por um rapaz. Mas, azar, ele é o noivo do casamento que ela agora está preparando. Inédito.

Viagem ao Centro da Terra
Bandeirantes, 2h10.
(Journey to the Center of the Earth). EUA, 1959, 129 min. Direção: Henry Levin. Com James Mason, Pat Boone. Com a ajuda de um aluno, professor prepara viagem ao centro da Terra. As descobertas serão muitas e, não raro, terríveis (pululam monstros pré-históricos). Adaptação do livro de Jules Verne, por Charles Brackett, em filme que tem na produção um ponto forte.

Intercine
Globo, 2h05.
Para fechar a semana, passa o mais votado entre "Dupla Tentação" (2000, de Lyndon Chubbuck, com Kiefer Sutherland, Rebecca de Mornay) e "EDTV" (1999, de Ron Howard, com Matthew McConaughey, Jenna Elfman).

Os Donos da Noite
Globo, 4h05.
(Harlem Nights). EUA, 1989, 118 min. Direção: Eddie Murphy. Com Eddie Murphy, Richard Pryor, Danny Aiello. Murphy é, aqui, um verdadeiro autor: produtor executivo, diretor, roteirista e ator desta comédia ambientada em 1930, quando ele próprio e Pryor, sócios em um famoso clube noturno do Harlem, são ameaçados por um gângster. Eles reagem como podem: fazendo humor.

Rookie, um Profissional do Perigo
SBT, 4h30.
(The Rookie). EUA, 1990, 120 min. Direção: Clint Eastwood. Com Clint Eastwood, Charlie Sheen, Sônia Braga, Raul Julia. Dos filmes recentes de Clint, o que teve menor repercussão. Ele faz o policial durão que tem de formar dupla com o novato Sheen, a quem mal suporta. Mas, quando ele é pego, é o novato quem vai libertá-lo. Só para São Paulo. (IA)

Texto Anterior: Astrologia
Próximo Texto: José Simão
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.