São Paulo, quarta-feira, 03 de junho de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

SP assiste a maratona de filmes de Jean Rouch

Cinemateca Brasileira exibe 77 filmes do francês

SÉRGIO RIZZO
CRÍTICO DA FOLHA

Se a importância de um cineasta pode ser medida pelo impacto que sua obra provocou sobre o trabalho de colegas, o francês Jean Rouch (1917-2004) sai muito bem na foto.
Referência-chave para a geração da nouvelle vague e, por extensão, para o cinema moderno, ele deixou firmes pegadas também na história do documentário e da etnografia.
Disponíveis em DVD no Brasil, clássicos como "Os Mestres Loucos" (1955), "Eu, um Negro" (1958), "Jaguar" (1967), "Os Tambores do Passado" (1971) -todos rodados na África- e "Crônica de um Verão" (1961), "filme-verdade" correalizado por Edgar Morin nas ruas de Paris, constituem amostragem valiosa de seus procedimentos, como o uso de câmeras portáteis, de som direto e de interferências sobre o material captado.
Será possível ampliar consideravelmente esse recorte a partir de hoje, com o início da maratona de 102 sessões que a Cinemateca Brasileira promoverá, até o próximo dia 29, com a Mostra Jean Rouch.
O evento integra o calendário do Ano da França no Brasil e, após São Paulo, fará itinerâncias por Belo Horizonte, Rio de Janeiro e Brasília.
A mais extensa retrospectiva dedicada ao cineasta no país -e uma das mais amplas já organizadas, incluindo as realizadas na França- exibirá 77 filmes de Rouch (ele teria feito cerca de 120, entre curtas e longas, alguns inacabados) e outros 14 sobre ele. Além da dificuldade de levantar recursos, a mostra lidou com limites técnicos.
"A obra de Rouch enfrenta um problema grave de cópias", diz o ensaísta brasileiro Mateus Araújo Silva, um dos curadores da retrospectiva. "Muitos filmes estão em estado deplorável, e alguns em cópia única, que não podem circular."
A Cinemateca também sediará, de 30 de junho a 4 de julho, colóquio internacional com pesquisadores de cinema e de antropologia.


Texto Anterior: Conexão Pop: Corta, picota, edita
Próximo Texto: Cinema: CCBB-SP exibe retrospectiva do comediante Jacques Tati
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.