São Paulo, sexta-feira, 03 de junho de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Barcelona vê volta dos anos 90 no pop

Festival Primavera Sound consagrou retorno de Pulp e Mercury Rev, que tiveram auge na década retrasada

Novidades como Yuck e Moon Duo também buscaram inspiração no passado para tocar na capital catalã

CAROL NOGUEIRA
EM BARCELONA

O mundo sofre com a recessão econômica. O New Kids on the Block começou na semana passada uma turnê com os Backstreet Boys. E não estamos nos anos 1990.
Mas, se restava alguma dúvida de que aquela década está de volta, o festival Primavera Sound, que aconteceu também na semana passada, em Barcelona, consagrou esse revival.
Embora prime por novidades e bandas independentes, o evento caprichou na programação saudosista deste ano. O maior destaque foi a volta da banda britânica Pulp após quase dez anos de hiato. Outro show concorrido foi o da banda Mercury Rev.
Até mesmo nas tais novidades, a programação tinha um "quê" de anos 1990.
O indie rock consagrado na época, com bandas como Teenage Fanclub, Dinosaur Jr. e Sonic Youth, foi referência explícita nos shows das bandas indies que fizeram mais sucesso, como a inglesa Yuck e a norte-americana Moon Duo, que tem feito sucesso na Europa.
Para o jornal britânico "The Guardian" em artigo de 2008, o revival dos anos 90 começou com a reformulação da banda Take That, em 2006 -no ano passado, a banda anunciou retorno definitivo, com a estrela Robbie Williams no elenco-, e seguiu com a turnê mundial das Spice Girls em 2007.
O britpop também está ganhando forma novamente. Após a separação do Oasis, Liam lançou no começo do ano um álbum com sua nova banda, Beady Eye, enquanto seu irmão Noel deve lançar um em breve.
A volta dos anos 1990 parece, de certa forma, uma resposta à ressaca causada pelos mais de dez anos de revival dos anos 1980 durante a década passada.
Até mesmo o Primavera Sound já havia dado a deixa no ano passado, quando colocou as noventistas Pixies e Pavement na programação.
Segundo a Folha apurou, o Brasil deve ver de perto o revival dos anos 1990 no fim do ano, já que, entre as bandas cotadas para festivais e shows aqui, estão Pulp, os londrinos do Suede e até o grupo de trip hop Portishead.


Texto Anterior: Crítica/Show: Criolo dá vida a seus contrastes em show "de agradecimento"
Próximo Texto: Foco: Facebook tem museu virtual com dados de usuários
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.