São Paulo, Quinta-feira, 03 de Junho de 1999
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FILMES - INÁCIO ARAUJO

ALGUÉM PARA DIVIDIR OS SONHOS
Bandeirantes, 13h. (The Saint of Fort Washington). EUA, 1993, 103 min. Direção: Tim Hunter. Com Matt Dillon, Danny Glover. Um psicótico e um veterano de guerra na pior, ambos sem teto, conhecem-se, tornam-se amigos e tentam ganhar a vida honradamente. Avaliação:


UM NOVO HOMEM
SBT, 14h. (Renaissance Man). EUA, 1993, 127 min. Direção: Penny Marshall. Com Danny DeVito, Gregory Hines, James Remar. DeVito é o desempregado que -por sugestão do serviço especializado em encaminhar pessoas na sua situação- vai a uma base militar, onde ensina Shakespeare para um grupo de recrutas desiludidos. Comédia inspirada em parte na experiência pessoal do roteirista Jim Burnstein. Avaliação:


CURTINDO A VIDA ADOIDADO
Globo, 15h35. (Ferris Bueller's Day Off). EUA, 1986, 109 min. Direção: John Hughes. Com Matthew Broderick, Alan Ruck, Mia Sara. Estudantes matam aula para ter um dia inesquecível, numa Ferrari, passeando por Chicago. Broderick puxa essa mistura de comédia e aventura que garante uma boa matinê. Avaliação:


O OUTRO LADO DA NOBREZA
Record, 21h45. (Restoration). 1995, 113 min. Direção: Michael Hoffman. Com Robert Downey Jr., Meg Ryan, Sam Neil, Hugh Grant. A vida de um jovem estudante de medicina, a partir do momento em que Carlos 2º toma o poder na Inglaterra, em 1660, e põe fim à era republicana. Filmado na Inglaterra e no País de Gales e, como nove entre dez filmes do tipo, feito para provar que a monarquia é a tal. Avaliação:


O ESCONDERIJO
Bandeirantes, 22h02. (Hideaway). EUA, 1994, 103 min. Direção: Brett Leonard. Com Jeff Goldblum, Christine Lahti, Alicia Silverstone. Família já abalada pela morte da filha menor sofre acidente grave, ao voltar de viagem. Isso abre caminho para a descoberta das causas da primeira morte, em que o implausível e o francamente idiota se dão as mãos e vão em frente. Inédito. Avaliação:


SEGREDOS DE FAMÍLIA
CNT/Gazeta, 23h30. (Family Secrets). EUA, 96 min. Direção: Jack Hofsiss. Com Stefanie Powers, Maureen Stapleton. Na hora do luto, viúva e órfã tratam de passar a limpo sua vida em comum. É quando vêm à tona os segredos mencionados no título. Filmeco obscuro. Avaliação:


INTERCINE 1
Globo, 0h30. "Um Maluco no Golfe" (1996, de Dennis Dugan, com Adam Sandler, Christopher McDonald) ou "Romance Proibido" (1992, de Gillies MacKennon, com Albert Finney, Aidan Quinn).

PAIXÕES PERIGOSAS
Bandeirantes, 2h07. (Professional Affair). EUA, 1994, 93 min. Direção: Paul Wynne. Com Robert Z'Dar, Kim Stetz. Traficante é encontrado morto em Los Angeles, no mesmo momento em que US$ 2 milhões desaparecem. O detetive que examina o caso toma logo a providência padrão: apaixona-se pela principal suspeita. Avaliação:

INTERCINE 2
Globo, 2h30. "Quo Vadis" (1951, de Mervyn LeRoy, com Robert Taylor, Deborah Kerr) ou "Travessia Fatal" (1992, de Tony Wharmby, com Lindsay Wagner, Angie Dickinson).

TV PAGA
São Francisco por Rossellini

da Redação

Cada vez que ligamos a TV e topamos com o patético canal católico, a Rede Vida, o mistério se apresenta.
Não um mistério místico, mas, de todo modo, não seu contrário: como o catolicismo, que dominou magnificamente o cinema, é incapaz de controlar a imagem de TV, terreno em que os evangélicos mostram-se infinitamente mais à vontade.
Para refrescar a memória, o Eurochannel exibe à 0h "Francesco, Arauto de Deus", biografia de São Francisco de Assis por ninguém menos que Roberto Rossellini, que, à parte ser um dos cardeais do catolicismo cinematográfico foi um pioneiro na percepção da importância da TV, terreno em que hoje a catolicidade apanha feio.
(IA)


Texto Anterior: Astrologia - Oscar Quiroga: Reagir com violência é inútil
Próximo Texto: Joyce Pascowitch
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.