São Paulo, sexta-feira, 03 de julho de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

"O Guia" roda o mundo em viagem gastronômica

Josimar Melo, crítico da Folha, faz roteiro pela Europa e pela América Latina

Três dos 13 episódios foram feitos no Brasil; anfitrião enfrenta crepes malfeitos e se refestela no restaurante do francês Alain Ducasse


JANAINA FIDALGO
DA REPORTAGEM LOCAL

Ao contrário do que se imagina, vida de crítico de gastronomia tem, sim, dissabores. Circular por Paris encarando kebab insosso e crepe malfeito está longe de ser um sonho. Nada que caviar, trufas brancas e champanhe no restaurante de Alain Ducasse não resolvam. Esse é "só mais um dia de trabalho" na vida do crítico de gastronomia da Folha, Josimar Melo, 55, no programa que ele apresenta a partir da próxima semana no canal pago NatGeo.
"Esse lauto "jantar" no Ducasse? Se fosse mesmo um jantar, às 9h da noite, no salão do restaurante, com a namorada, seria realmente delicioso", conta Melo. "Mas foi um "jantar" às 9h da manhã, rodeado de assessores, com duas câmeras em volta, preocupação com roteiro e tempos... Não é tão glamouroso quanto aparece na hora em que vai ao ar."
Com 13 episódios gravados na Europa e na América Latina, três dos quais no Brasil, "O Guia" é um programa de viagens gastronômicas inicialmente produzido para o país. "No meio do caminho, o canal viu que tinha pegada para ir para a América Latina. E na reta final decidiram passar no mundo todo", diz Giuliano Cedroni, 36, diretor de conteúdo da Prodigo Films, produtora da série.
No episódio de estreia, o de Paris, a linha narrativa é o "Guia Michelin". Na Espanha, o programa seguiu os passos de Dom Quixote. Na Inglaterra, os de James Bond.

Da cozinha para a estrada
Depois de testar vários chefs brasileiros, a ideia inicial de fazer um "cooking show" foi abandonada. "É difícil criar um formato desse tipo se não tiver um showman", diz Cedroni.
Com uma breve experiência em TV, há 15 anos, o crítico foi convidado para um teste e a proposta de formato mudou. "Ele domina muito o assunto e estava maduro para a TV. O humor sarcástico dele combinou com o programa."
O apresentador diz que os roteiros favorecem as situações bem-humoradas quando "estipulam coisas como entrevistar a rainha da dança do ventre na Turquia ou a Miss Peru". Até bola com Roberto Carlos, em Istambul, ele bateu. "Foi engraçado. Dei um passe de calcanhar perfeito, caiu no pé dele, e ele perdeu a bola", diz Melo.


O GUIA

Quando: domingo, dia 12, às 20h, no canal NatGeo
Classificação: livre




Texto Anterior: Givenchy reclama dos impostos brasileiros
Próximo Texto: Versátil, Quarteto Emerson toca em SP
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.