São Paulo, sexta-feira, 03 de agosto de 2001

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

"FAST FOOD FAST WOMEN"

Kollek revela a solidão contemporânea

RUY GARDNIER
ESPECIAL PARA A FOLHA

O talento primordial de Amos Kollek reside no trato com as atrizes. Em "Fast Food Fast Women", Anna Thomson ilumina a tela toda vez que aparece, imponente com seu rosto extravagante e um corpo invejável.
Ela interpreta Bella, uma ex-agente de Wall Street que decidiu largar tudo e trabalhar numa lanchonete por acreditar que nesse ambiente as pessoas são mais "reais". Ela vive uma crise: tem 35 anos, e seu amante, solidamente casado, não inspira muitas esperanças de uma estabilidade futura. Por pressão de sua mãe, Bella envolve-se com Bruno, um romancista que trabalha como taxista, e tem sua vida revirada.
"Fast Food Fast Women" é construído a partir de pequenas histórias que nascem da vida dos personagens que frequentam a lanchonete em que Bella trabalha.
Lá, vemos pessoas que se movimentam rápido demais para seus sentimentos: uma dançarina de "peep show" que se apresenta como assistente social, um senhor de idade à procura de sexo fácil em casas especializadas e uma prostituta estrangeira que é gaga.
Por mais diferentes que sejam os personagens, o sexo está na pauta do dia. É ele que rege as frustrações e felicidades desse grupo de pessoas que frequentam um lugar que serve "comida rápida". Da mesma forma que a comida, o sexo e os relacionamentos decorrem rapidamente, mais como escapismo do que como obtenção de prazer.
Tentativa de narrar o presente, "Fast Food Fast Women" assume vários riscos e ganha na maioria. Perde apenas quando recai em certos clichês de roteiro (as vidas dos personagens vão se entrelaçando, o personagem escritor fará um livro com o título "Fast Food Fast Women"). Mas o que Kollek quer mostrar, que hoje o sexo é de usufruto tão fugaz quanto comer um sanduíche, é ao longo do filme suficientemente sublinhado.


Ruy Gardnier, 25, é jornalista e editor da revista eletrônica "Contracampo"


Fast Food Fast Women
Fast Food Fast Women
   
Direção: Amos Kollek
Produção: EUA, 2000
Com: Anna Thomson, Jamie Harris
Quando: a partir de hoje no Unibanco Arteplex




Texto Anterior: Cinema/Estréias - "Gotas D'Água em Pedras Escaldantes": François Ozon resume obsessões de Fassbinder
Próximo Texto: "Baixo Califórnio": Méxicos discutem a culpa e a morte
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.