UOL


São Paulo, domingo, 03 de agosto de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

"Cloaca" deu origem a empresa

FREE-LANCE PARA A FOLHA, DE PARIS

Wim Delvoye quis expressar a pretensa crítica ao consumismo e à economia dos tempos atuais na simbologia da marca Cloaca. Esta é representada pela tipografia igual à da Coca-Cola inserida num logotipo idêntico ao da Ford.
Foi ainda mais longe: criou a empresa Cloaca S/A, que, até outubro, se tudo correr como previsto, deverá ser cotada na Bolsa de Valores de Bruxelas. A capitalização da empresa foi constituída em 75% por seu produto, ou seja, os excrementos.
O artista foi obrigado a assinar um documento na comissão que estuda sua inserção na Bolsa estipulando que não poderá vender mais de 200 unidades de excrementos. "Se ultrapassar esse limite, os preços poderão cair fortemente por causa de uma oferta maior do que a demanda."
Segundo ele, entre 160 e 170 excrementos já foram vendidos em seu site (www.cloaca.be), entre 1.500 e 2.000 a unidade.
Para serem comercializados, os excrementos passam por um processo de secagem e embalagem a vácuo. (FERNANDO EICHENBERG)


Texto Anterior: Comer, beber, fazer arte
Próximo Texto: Críticos de arte questionam obra
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.