São Paulo, domingo, 03 de agosto de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Filmes

Júnior  
Record, 21h30; livre. (Junior). EUA, 1994, 110 min. Direção: Ivan Reitman. Com Arnold Schwarzenegger, Danny DeVito, Emma Thompson.
Como o projeto científico em que trabalham é suspenso pela universidade, os cientistas Arnold e Danny decidem testá-lo em Schwarzenegger, que engravida. Todo o humor do filme gira em torno dessa aberração: Arnold, o super-homem, grávido. Mesmo que se conceda a Reitman certo "know how" em matéria de esquisitices (afinal, foi produtor de David Cronenberg em início de carreira), é muito pouco para estear uma comédia.

Fúria em Duas Rodas  
SBT, 22h30; não recomendado para menores de 14 anos. (Torque). EUA, 2004, 81 min. Direção: Joseph Kahn. Com Martin Henderson, Ice Cube, Adam Scott, Monet Mazur.
Conhecido por vídeos musicais, o diretor Kahn aqui estréia no longa com um filme tipo "Velozes e Furiosos", isto é, agitado. O entrevero é entre Cary Ford (Henderson) e o vilão encarnado por Ice Cube, um perigoso líder de gangue. Melhor o primeiro "Velozes e Furiosos", no qual Vin Diesel fazia soberbamente um "vilão" cheio de aspas, e a presença dos carros se fazia um marco da cafonice visual no cinema.

Golpe Fulminante
Globo, 23h45; não recomendado para menores de 18 anos. (Knock Off). EUA, 1998, 97 min. Direção: Tsui Hark. Com Jean Claude Van Damme, Rob Schneider, Lela Rochon, Paul Sorvino.
Um carregamento de jeans falsificados chega aos EUA com microbombas escondidas. Quando a companhia de jeans de Marcus Ray (Van Damme) é responsabilizada pelos explosivos, a CIA precisa contar com ele para prevenir o desastre iminente.

Carlota Joaquina, Princesa do Brasil   
Bandeirantes, 2h15; não recomendado para menores de 14 anos. Brasil, 1994, 100 min. Direção: Carla Camurati. Com Marieta Severo, Marco Nanini, Ney Latorraca, Marcos Palmeira.
A vinda da Família Real portuguesa ao Brasil, no início do século 19, vista a partir de Carlota Joaquina, mulher de d. João 6º. Enorme sucesso a seu tempo, o filme procura mostrar, em tom de comédia, a gênese doentia de um país idem (o Brasil). Essa visão caracteriza uma data em que o Brasil estava extremamente desiludido consigo mesmo. Seu êxito marcou o início do ciclo de filmes históricos dos anos 90 e interessa sobretudo pelo vigor com que Camurati dribla a falta de recursos (e consegue fazer reconstituição de época, o que não é fácil com pouco dinheiro).

O Quinto Passo   
SBT, 3h15; não recomendado para menores de 14 anos. (Levity). EUA, 2002, 100 min. Direção: Ed Solomon. Com Billy Bob Thornton, Morgan Freeman, Holly Hunter, Kirsten Dunst.
Após anos de prisão, por assassinato, Billy Bob obtém a condicional e volta para a cidade onde viveu, buscando a redenção com o auxílio de Morgan Freeman, que o acolhe. Um filme sobre reconciliação, com elenco renomado e diretor mais escolado em roteiros (como o de "MIB - Homens de Preto").
(INÁCIO ARAUJO E PAULO SANTOS LIMA)



Texto Anterior: Astrologia
Próximo Texto: José Simão: Ueba! Voto na Peroca ou na Perereca?
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.